sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Sacassaia lança o segundo disco e disponibiliza album no site do grupo





Cinco anos depois do lançamento do seu primeiro álbum "Sampleando Deus e o Mundo", o grupo emerge de seu formigueiro para apresentar as músicas do seu novo disco. Nesta nova etapa o Sacassaia põe os pés mais firmemente em solo brasileiro, aponta o coração para a África e ainda gira a cabeça para ver o mundo, cosmopolita sem culpa 

Espiritual e terreno, dançante e relaxante, festivo e militante, promete embarcar o ouvinte em um passeio pelas paisagens da alma de um Brasil atemporal, permeado de tradições e contradições

Sacassaia surgiu em 2009 como um duo formado por Tomás Seferin (Tony Roballo) e Gabriel Reis (Gardenal), lançando o primeiro álbum Sampleando Deus e o Mundo, que causou um impacto considerável no Brasil e no exterior ao ser disponibilizado na rede. Em sua nova fase, o grupo traz uma novidade: o que era um duo hoje é um trio, com a incorporação do "Pai do Reggae de Brasília" Renato Matos no grupo. Com mais de três décadas de carreira, o multiartista participou em várias faixas do primeiro disco e era presença obrigatória nos shows da banda. Nada mais natural que Renato fizesse definitivamente parte da equipe.

O segundo álbum do grupo levou cerca de dois anos entre a sua concepção e realização. Se no primeiro álbum figuravam letras em cinco idiomas e referências sonoras dos quatro cantos do mundo, este segundo contém apenas letras em português temperadas com expressões de origem yorubá e bantu, do vocabulário dos praticantes de candomblé e umbanda. O resultado é um trabalho permeado pela influência da cultura afro-brasileira e da espiritualidade de matriz africana cuja exclusão histórica é conhecida, mas nunca esteve tão evidente como nesses dias de comunicação em massa e interação social via Internet.

Além de ritmos facilmente identificáveis como hip-hop, ragga e dub, ouvem-se também releituras eletrônicas de toques-de-santo, batidas construídas com ruídos do dia-a-dia, percussões, guitarras e sintetizadores. Assim como o primeiro álbum, este também conta com participações de diversos músicos convidados: Rafa Dorneles, Lupa Marques, Edinho Silva, Tekokatu Enitan, Ras Kakaroto, Vitor Pirralho, Renata Jambeiro e Ellen Oléria.


 Renata Jambeiro - Doze anos de carreira, atualmente radicada no Rio de Janeiro.

 Ellen Oléria - Nomeada a voz do Brasil em 2012.

 Moisés Alves - Trompetista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, já acompanhou artistas renomados como: João Donato, Elza soares, Roberta Sá, Pedro Mariano, Danilo Caymmi, Ney Matogrosso, Só Pra Contrariar.

Lupa Marques - Baterista de bandas consagradas como Casa de Farinha e Satanique Samba Trio.

Edinho Silva -  Percussionista que já acompanhou João Donato, Pepeu Gomes, Alexandre Pires, Nelson Sargento e outros.

 Vitor Pirralho - MC alagoano que ganhou as graças de Ney Matogrosso, Zeca Baleiro e Pedro Luiz.

Tekokatu Enitan - É multi-instrumentista e compositor. Seu primeiro disco está sendo gravado e produzido por Tomás Seferin.

Ras Kakaroto é cantor de Ragga/Dancehall, e já abriu e dividiu palco com Ky-Mani Marley, Dezarie, B Negão, Marcelo D2, Dudu Nobre, Mv Bill, Gérson King Combo e The Original Wailers.

Rafa Dornelles - Guitarrista, produtor e compositor. Está em fase de lançamento de seu primeiro disco solo.

O grupo Sacassaia lançou o segundo disco, na última quinta-feira (30), o álbum já está disponível no site do grupo.

O disco Boca da Terra estará disponível para download no site www.sacassaia.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...