sábado, 15 de novembro de 2014

Ceilândia ganha Centro de Atendimento à Mulher


Cidade com o maior número de casos de violência contra a mulher no DF, Ceilândia agora conta com o primeiro Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). A unidade está localizada na QNM 2, Conjunto F, Lotes 1 a 3, Ceilândia Centro, ao lado da Caixa D´Água.
O Ceam, administrado pela Secretaria da Mulher, oferece assistência psicológica, jurídica e social a mulheres em situação de violência e a seus filhos e filhas. O objetivo é proteger a vítima, reduzir número de agressões e contribuir para a autonomia das mulheres.

O Centro realiza ainda ações de prevenção à violência doméstica e de informação sobre os direitos femininos, em especial a Lei Maria da Penha, e atividades que gerem a independência financeira das mulheres, como a formação de grupos de artesãs e cursos de qualificação profissional.
"A instalação do Ceam em Ceilândia é muito importante, porque a cidade registra o maior número de casos de violência contra a mulher no DF. No Centro, as mulheres receberão acolhimento, orientação sobre os seus direitos e serão encorajadas a denunciar o agressor, como forma de sair da situação de violência e conquistar a sua autonomia e emancipação", diz a secretária da Mulher do DF, Valesca Leão.
DADOS – Somente no ano passado, foram registradas 14.731 ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha no DF – uma média de duas por hora. Ceilândia lidera o ranking das cidades, com 2.315 casos (média de seis por dia), seguida por Planaltina (1.288 casos) e Samambaia (990 casos).
Com a inauguração do Ceam de Ceilândia, o DF passa a dispor de quatro centros especializados de atendimento à mulher. Os outros três funcionam no SIA, na Estação 102 Sul do Metrô e em Planaltina.
A criação dos Ceam é resultado de uma parceria entre o GDF e o Governo Federal. Pelo acordo, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) fornece móveis, computadores e outros equipamentos. Em contrapartida, a Secretaria da Mulher do DF garante as instalações e o pessoal que administrará o centro e fará os atendimentos.

Serviço Telefone para agendamento no CEAM: (61) 3372-1661 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...