sábado, 1 de novembro de 2014

CONVITE: Bazar Internacional Diplomático arrecada fundos para creche em Ceilândia


Que tal experimentar uma sopa de macarrão do Vietnã, um cuscuz da Turquia, alguns doces árabes, uma fatia de brownie ou um pastel de Belém? Para beber, sangria ou tequila. Estas são apenas algumas das opções gastronômicas que o público poderá encontrar no Bazar Internacional Diplomático, que ocorre no dia 8 de novembro, das 10h às 17h, no Clube do Exército (SCES trecho 2). E o melhor: tudo a um preço simbólico.

Já tradicional e muito aguardado, o evento - organizado pelo Grupo dos Cônjuges dos Chefes de Missão - é uma oportunidade rara para se conhecer um pouco mais da cultura de inúmeros países representados por embaixadas sediadas em Brasília. Várias barracas irão expor comidas e produtos típicos, artesanato, além de oferecer ao público informações sobre seu país de origem. Haverá ainda apresentações musicais, animações infantis, bingo e sorteio de brindes exclusivos.
Na banca de Portugal, poderá encontrar, além de doces conventuais portugueses e pastéis de Belém, vinho e azeite, máquinas de café expresso Delta, bonitos objetos de decoração em porcelana da Vista Alegre, e peças inovadoras, combinando porcelana e cortiça, da Amorim, ideais para oferecer aos amigos pelo Natal.
Para ter acesso ao Bazar Internacional Diplomático, será cobrada uma módica taxa de R$ 5. O valor arrecadado será destinado a várias instituições de caridade brasileiras. Crianças até 12 anos não pagam.
Na edição anterior, o evento contou com 4 mil visitantes e o envolvimento de 70 países. O Grupo conseguiu atingir a marca dos R$ 187 mil, que foram destinados aos seguintes projetos:
Creche São José - Cidade Estrutural (DF)
Com 122 crianças, esta creche solicitou ajuda para compra de mercadorias e uniformes. Mas visitando as freiras que atuam no local, o Grupo descobriu que a comunidade sofre com um terrível problema de abuso sexual infantil. Então, foi em busca de um profissional de psicologia que pudesse trabalhar o problema junto às crianças e suas famílias. Além disso, a creche ganhou novos colchões, lençóis e uniformes.

Abrigo - Rio de Janeiro
Abrigo para 200 mulheres especializado em assistência pré e pós-natal, requalificação profissional, que oferece serviço de creche para 45 crianças. O Grupo reformou a cozinha e o refeitório da instituição.

Vida Positiva (DF)
Um centro social que ajuda crianças e jovens portadores do vírus HIV, combatendo os prejuízos sociais ainda associados à doença. O ônibus que é usado para levá-los até o centro foi reformado.

Afago - Gama (DF)
Centro social para crianças e suas famílias, ofereceatividades extracurricular educativas e de recreação. O Grupo doou novos uniformes, equipamentos para a cozinha e para atividades educativas.

Casa da Esperança - Ceilândia (DF)
Um centro social que oferece cursos de requalificação profissional aos adultos e atividades esportivas e educativas para jovens no período em que não estão na escola. O Grupo ajudou a racionalizar o projeto para a construção de uma sala multifuncional e cobriu metade dos custos.

MDH - Varjão (DF)
Instituto de Migraçoẽs e Direitos Humanos que ajuda imigrantes, pessoas sem documentos regulares e vítimas de tráfico humano, oferecendo assistência social, médica e administrativa. Foram ajudadas no ano de 2013 cerca de 600 pessoas, sendo a comunidade haitiana uma das principais.
O Grupo traduziu as publicações de seus livretos em francês para os imigrantes francófonos e ofereceu apoio para os serviços de primeira assistência (moradia, transporte, taxas).

Batuk - Corumbau (BA)
Uma vila de pescadores ao sul da Bahia em busca de se requalificar através de PME. O GCCM forneceu ferramentas para a criação de uma start-up de construção de instrumentos musicais artesanais. A oficina ofereceu trabalho, formação profissional e conservação das tradições locais.

Creche Renascer - Cidade Estrutural (DF)
Com os trabalhos realizados pelo GCCM, esta pequena creche dobrou o número de crianças atendidas e conseguiu qualificação para obter um financiamento público. Foi construído um elevador, colocadas grades nas janelas e os banheiros foram reformados. Além disso, o Grupo instalou grama sintética para deixar mais seguro o pátio.

Arco Do Saber - São Paulo
ONG franco-brasilieira que oferece atividades culturais, esportivas, artísticas e linguísticas. O GCCM pagou duas viagens culturais para 240 crianças em que foi possível explorar o universo do teatro.

http://www.embaixadadeportugal.org.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...