sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Programa social em Ceilândia oferece oficinas para jovens infratores


Cerca de 60 jovens que cumprem medidas socioeducativas na Unidade Interna do Recanto das Emas (Granja das Oliveiras) terão a oportunidade de participar do ciclo de oficinas, palestras e workshop Elemento em Movimento. Ofertadas pelo Programa Jovem de Expressão, em parceria com a Rede Urbana de Ações Socioculturais (RUAS), as atividades serão realizadas nesta sexta-feira (7/11). Além da Unidade de Internação, alunos das escolas públicas de Ceilândia e Taguatinga também receberão os ciclos.

Para o pedagogo Max Maciel, consultor da Rede Urbana de Ações Socioculturais, a realização dessas atividades em unidades socioeducativas é fundamental para reintegrar os jovens à sociedade. “Essa é a oportunidade de dar poder, prestígio e reconhecimento social a esse público”, diz. “Nós, enquanto sociedade organizada, temos como missão contribuir para ressocialização de jovens e adultos”, completa o consultor.
A atividade principal da visita à UNIRE será o projeto LIVRAR que visa criar conexão entre a literatura e o jovem por meio do REP (Ritmo e Poesia). Este projeto começou em maio de 2012 com a distribuição de livros de autores brasileiros em shows do rapper carioca MC Marechal. Atualmente é uma ação de grande incentivo à leitura, baseada no vínculo de confiança firmado entre o artista e a juventude.

Marechal é conhecido por retratar em suas letras a vida nas grandes favelas brasileiras. A crítica ao capitalismo e a forma de política no país são outros assuntos abordados em suas músicas. O cantor já fez parcerias históricas com Emicida, Marcelo D2, Rashid, Fernandinho Beatbox e outros. Sua música mais conhecida no cenário nacional é “Guerra”, trilha sonora do filme Alemão, do diretor José Eduardo Belmonte.

Sobre o Jovem de Expressão

Programa social que promove a saúde dos jovens entre 18 e 29 anos para diminuir sua exposição à violência e vulnerabilidade às DST/Aids e fomentar o empreendedorismo. O projeto é realizado pelo Grupo Caixa Seguros em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), e a Rede Urbana de Ações Socioculturais – R.U.A.S.



Cronograma de atividades

Unidade de Internação Recanto das Emas - UNIRE
Cidade: Recanto das Emas
1 - Projeto Livrar com o Mc Marechal, Mc Sant e Mc Kayuá.
2 - Oficina de Break com o B-Boy Carlos Alexandre.
Representante: Yan Kilian
Contato: 9258-9464

Centro Educacional 06
Cidade: Taguatinga.
Endereço: QNL 01 A/E 01.
1 - Palestra “Juventude, participação social” com Big Richard.
2 - Oficina de All dance com o dançarino Guilherme Alves.
3 - Grafite com coletivo Risofloras
Representante: Davidson Perrreira
Contato: 9669-0938

Centro de Educacional 11
Cidade: Ceilândia
Endereço: Setor P Norte - Eqnp 01/05 - AE
1 - Palestra sobre “Mulher negra no cinema e os impactos no dia-a-dia”  com Jaqueline Fernandes.
2 - Oficina de Ragga e Hip Hop com dançarino Hudson Olivier.
3 - Oficina de Beats com o produtor musical e DJ Thiago Raiz.
Representante: Vinicius Dias
Contato: 8243-9836

Jornal de Brasília
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...