terça-feira, 25 de novembro de 2014

Projeto Soma de combate ao bullying em escolas públicas do DF chega à Ceilândia


Nos próximos dias 26, 27 e 28, quarta, quinta e sexta-feira, é a vez do CEF 30 de Ceilândia receber o Projeto Soma. Serão 3 manhãs de oficinas, palestras, exibição de filmes e bate-papo com a equipe Soma e parceiros da Secretaria de Educação e Fiocruz/DF. E no último dia, sexta-feira, ainda tem show com e os alunos apresentando tudo o que vivenciaram nas oficinas e com artistas da equipe do Projeto Soma.

Ceilândia foi escolhida para ser a quarta região a ser atendida pelo projeto por ter um histórico de intolerância nas escolas muito forte, registrado pela Secretaria de Educação, com atos de homofobia, racismo, entre outros problemas de relacionamento na escola e em casa.


Depois de passar por Planaltina, Recanto das Emas e São Sebastião, o Projeto Soma tem um saldo positivo em suas ações. De acordo com relatos de alunos e professores, houve, comprovadamente uma diminuição da violência nas escolas em que o projeto foi implantado, mudanças de comportamento e até grupos de apoio sendo formados entre professores e alunos para troca de ideias, além de festivais de musicas e outros eventos, sempre motivados pela aceitação da diversidade.

Em São Sebastião, a comunidade também foi atingida por meio de uma parceria com o projeto social Conexão Jovem, que continua,
Agora, com oficinas e são parceiros do Projeto Soma.

Resultado comprovado

A diminuição dos casos de bullying nestas escolas está sendo comprovada por meio de relatórios feitos pela Fiocruz/DF e Secretaria de Educação que, ao final do projeto, estarão disponíveis no site, que está em fase de reformulação.

O Projeto

O Projeto Soma DF é uma idealização da produtora cultural Tuka Villa-Lobos e tem o apoio do FAC, Fundo de Apoio à Cultura. Nesta primeira etapa, entre 2013 e 2014, foram quatro edições: Planaltina, Recanto das Emas, São Sebastião e, agora, Ceilândia, com quase 10 mil alunos atendidos. O objetivo é que no próximo ano o projeto tenha continuidade, atingindo mais escolas no DF. 

Já conquistou grandes parcerias como a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Educação em Diversidade e da Subsecretaria de Educação Básica; a Secretaria de Governo; a Secretaria da Mulher; a Fundação Oswaldo Cruz – DF, pelo Programa Saúde e Cultura; a Coordenadoria da Juventude, pelo Programa Juventude Viva ; a Secretaria do Idoso e o deputado Claudio Abrantes e, nesta etapa, a Regional de Ensino de São Sebastião e a Administração Regional.

Todo o material captado durante as ações irá fazer parte da produção de um
documentário sobre o projeto. Em uma prévia do vídeo, vários adolescentes contam como sofreram bullying, relatam o sofrimento causado por essa prática, os efeitos e causas e como ainda lutam contra esta forma de violência, as superações. O filme também mostra os resultados do projeto e sua forma diferenciada de abordagem. Assista ao vídeo: http://youtu.be/BX9FPaJqK2U.
  
Projeto Soma DF em Ceilândia

26, 26 e 28 de novembro
08h30/12h
CEF 30
Condomínio Privê Lucena Roriz
Área Especial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...