quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Reunidos com Rollemberg, deputados reforçam importância de autonomia do Legislativo


O governador eleito do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participou da reunião do colégio de líderes da Câmara Legislativa nesta terça-feira (11), acompanhado pela equipe que coordena a transição de governo. Os 15 distritais que participaram do encontro cumprimentaram Rollemberg e destacaram a responsabilidade do governante. A maioria dos discursos pregou a importância de se valorizar o Legislativo, bem como assegurar autonomia à instituição.

Rollemberg resgatou sua trajetória política, inclusive lembrando seu mandato como deputado distrital por duas legislaturas, e disse reconhecer o papel do Legislativo local. "Quero construir uma relação respeitosa entre os poderes, independentemente de posições políticas", afirmou. O governador eleito – que esteve reunido com o presidente da Casa, Wasny de Roure (PT), há duas semanas – voltou a pedir "atenção especial" dos parlamentares para as adequações orçamentárias necessárias para o início do próximo governo: "Estamos estudando o orçamento e vamos encaminhar sugestões e preocupações, inclusive para garantir a continuidade de serviços", frisou Rollemberg.
Wasny de Roure disse que Câmara Legislativa sempre atuou com foco no interesse público, demonstrando abertura para analisar as adequações. Já Arlete Sampaio (PT) sugeriu um "diálogo mais próximo" entre a equipe de transição e a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), para propor mudanças no orçamento. "Torço para que o governo dê certo", concluiu a petista.
Outros deputados também se manifestaram para desejar sucesso a Rollemberg. O deputado Alírio Neto (PEN) foi um deles. Ele aproveitou para lembrar que a diversidade partidária da Casa vai exigir habilidade por parte do governador. Como sugestão, o deputado Joe Valle (PDT) sugeriu mais diálogo: "É preciso ouvir todos os lados e consultar mais a Casa. Não se deve esperar um Legislativo subserviente, mas sim colaborativo".
Já a deputada Celina Leão (PDT), após elogiar a visita de Rollemberg, discursou em favor de mais autonomia para o Legislativo local e da execução das emendas parlamentares. Oposição declarada, Chico Vigilante (PT) reforçou: "Vou cobrar e apresentar demandas, sem demagogia, sem cobrança desleal e sem inventar dificuldades. A oposição tem que ser leal e sem barganha".
CLDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...