quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

GDF garantiu recursos do PAC para a construção do expresso de Ceilândia à W3 Sul


A construção da via expressa que vai ligar Ceilândia e Taguatinga ao Plano Piloto está garantida: o GDF apresentou o projeto que foi inteiramente aprovado pelo governo federal, e está financiando a obra por meio do Programa de Aceleração do Crescimento. Ou seja: há dinheiro para terminar o projeto.
Na verdade, a obra já começou e o viaduto do final da W3 Sul, que faz parte do complexo, já foi inaugurado, resolvendo um problema de engarrafamento de trânsito no local. No total, a via – chamada Expresso DF Oeste – terá 38,7 km de extensão, saindo da altura do Sol Nascente (Ceilândia) e chegando ao final da W3 Sul.

O termo de compromisso para repasse de recursos do Orçamento Geral da União foi assinado em junho de 2014. Ao todo, serão investidos R$ 750 milhões, provenientes do PAC da Mobilidade. Com a implantação do corredor, a expectativa é diminuir os gargalos que atravancam o trânsito no percurso.
Está previsto o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas de ônibus em vias importantes, como a Hélio Prates, Comercial Norte, Samdu, Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) e Estrada Setor Policial Militar (ESPM). Será implantado, também, um sistema binário nas Avenidas Comercial Norte e Samdu.
Elas terão mão única, sendo uma com sentido centro de Taguatinga - Hélio Prates e a outra com o percurso inverso. Na EPIG serão renovados 5,4 km de pistas. A via passará a contar com quatro faixas de rolamento em cada sentido, uma com destinação exclusiva para ônibus. Serão construídos, também, quatro conjuntos de viadutos para desafogar o trânsito nas principais interseções, como a do Setor Policial Sul e a do Parque da Cidade.

OPORTUNIDADE DE UM FUTURO MELHOR - A primeira obra entregue desse sistema foi o viaduto erguido na W3 Sul, inaugurado em junho de 2014. A estrutura custou R$ 20 milhões e beneficia, aproximadamente, 80 mil motoristas que passam diariamente pelo local. O viaduto tem 55m de comprimento por 38m de largura e 5,5m de altura.
A parte superior é destinada aos automóveis que trafegam pela ESPM e, futuramente, para os ônibus do Expresso Oeste. Trafegam na parte inferior os motoristas que saem da W3 Sul com destino ao Terminal da Asa Sul.
Agência Brasília
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