sábado, 3 de janeiro de 2015

Falta medicamento Bosentana para pacientes com Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP)



A AMAVI - Associação Maria Vitoria Raro é Ser Igual recebeu a denúncia de pacientes em relação à falta do medicamento Bosentana, na Farmácia de Alto Custo da Secretaria de Saúde do DF. O remédio está em falta há mais de 30 dias e não há previsão de quando estará disponível na rede.
O Bosentana é indicado no tratamento da Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) em pacientes de classe funcional II, III e IV, segundo classificação da Organização Mundial da Saúde para melhorar a habilidade ao exercício e reduzir a pressão sanguínea através da dilatação dos vasos arteriais sanguíneos.


O que é HAP?
A HAP é uma doença rara, que afeta os pulmões e coração. É caracterizada pela pressão elevada nas artérias pulmonares. Os sintomas mais comuns são cansaço progressivo, desânimo e tontura. A doença, não tem cura, afeta os vasos dos pulmões e, consequentemente, sobrecarrega o coração. Ela atinge 15 casos em um milhão de pessoas, e no Brasil tem cerca de 3 mil pessoas diagnosticadas com HAP, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Serviço: 
Farmácia Ambulatorial Especializada de Ceilândia - Praça do Cidadão em Ceilândia, EQNM 18/20
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...