quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Eleições diretas para prefeitura do setor P Sul mobiliza bairro



Há 31 anos atrás Clemilton Saraiva, João Dias, Carlos Abreu (Fartú) e Francisco Araújo lançaram a semente das eleições comunitárias diretas e não obrigatória para uma entidade comunitária. Assim nascia a prefeitura comunitária do setor P Sul, com sede na EQNP 26/30, em Ceilândia, Distrito Federal.

A partir daquele momento e a cada três a comunidade é mobilizada para eleição de seus representantes comunitários de forma direta, voto não obrigatório e votação secreta tendo uma disputa eleitoral que nunca teve menos de três chapas disputando a eleição e um comparecimento espontâneo médio da população de 5 mil moradores.

O setor P Sul, após esse momento histórico se tornou referência em participação política, comunitária e social, bairro composto por 14 quadras residenciais com uma população de 100 mil habitantes e uma comércio pujante e forte. A última eleição aconteceu em 3 de julho de 2011, três chapas disputaram a eleição tendo Washington Rodrigues eleito prefeito comunitário e vice Ana Márcia Jacinto.

Para Clemilton Saraiva hoje compondo a diretoria da Associação Comercial de Ceilândia - Acic Ceilandia, a função da Prefeitura Comunitária é representar e defender os interesses dos moradores do Setor, fazendo a interlocução da comunidade com os órgãos governamentais, sugerindo, cobrando e realizando o controle social dos investimentos do Governo do Distrito Federal. Em suma, Saraiva, afirma que o novo momento da entidade comunitária exige do novo prefeito um perfil de articulador dos diversos interesses da comunidade visto que ela hoje é mais participativa e ceinte dos seus direitos.

Como é a eleição no bairro? 

Os eleitores vão às seções eleitorais indicadas no título eleitoral, voto não obrigatório e comparecem espontaneamente portando identidade com foto como ocorre nas eleições oficiais. A apuração acontece em um local definido pela Comissão Eleitoral, que coordena o processo, e lá é feita a apuração dos votos e a proclamação dos eleitos.

ACIC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...