sexta-feira, 13 de março de 2015

Alunos do IESB participam de ação social em escola de Ceilândia


Com o objetivo de conhecer e vivenciar a realidade de uma escola rural e seus segmentos, os estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário IESB organizaram uma manhã de lazer para as crianças. Como as crianças do meio rural têm poucas oportunidades de diversão em relação aos pequenos que vivem nas cidades, foram desenvolvidas atividades de pintura facial, balões esculturais, contação de histórias, desenho, pintura e disponibilização de gibis e livros infantis. Ainda, foi proporcionado um saboroso lanche com cachorro quente e sorvetes.
Nessa participação os estudantes puderam compreender o papel do Pedagogo no meio rural, suas particularidades e a importância da valorização do contexto social em que vivem, assim como do meio ambiente. O evento foi coordenado pela professora Jozina Pires.

Sobre a escola
A Escola Classe Córrego das Corujas está localizada na área Rural de Ceilândia após o condomínio Sol Nascente. Foi inaugurada em 1979, depois reformada e entregue à comunidade em dezembro de 1994. A escola capacidade para receber 45 crianças e atualmente possui 40 crianças matriculadas.
A escola tem o objetivo de levar educação às crianças da localidade rural cujos pais, vivem e trabalham nessa localidade. Apesar de algumas carências, as crianças se vêm amparadas pela escola que busca a melhor forma de educá-los. Conta com professores compromissados e atentos às suas necessidades educacionais e cognitivas.
A escola funciona no horário integral das 07h às 15h30. Os alunos vivem longe da cidade, em chácaras da região.
A escola desenvolve vários projetos relacionados à preservação do meio ambiente, em especial o cerrado. As crianças são estimuladas desde cedo a valorizar a natureza e a trabalhar seus elementos. Realiza oficinas com as mães das crianças que trabalham e produzem artesanato local.
A escola possui:
  • Uma horta orgânica natural, onde as crianças fazem pequenas plantações de verduras que utilizam para a própria alimentação, além de sucos e chás naturais que aprendem a fazer com as ervas, frutas e plantas que aproveitam ao seu redor.
  • Museus temático,  em forma de pequenas casinhas que representam a própria realidade das crianças ensinando-as a valorizar as próprias raízes e sua localidade.
  • Um pátio temático lúdico com jogos que trabalham a matemática.
  • Uma biblioteca.
  • Antena Parabólica.
  • Computadores.
Tudo que as crianças vivenciam ao seu redor em relação a natureza, pode ser utilizado como tema para alfabetização ou para o trabalho com as diversas disciplinas curriculares. Sempre estão participando de feiras culturais onde explicam com propriedade as informações  do ambiente ao qual fazem parte.
IESB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...