quarta-feira, 4 de março de 2015

Derrubada de invasões em Ceilândia concentra discursos no plenário da CLDF


A derrubada de construções irregulares em invasões nos arredores de Ceilândia, que vem acontecendo nos últimos dias, dominou os debates desta quarta-feira (4), no plenário da Câmara Legislativa. Diante da presença de moradores despejados, vários parlamentares foram à tribuna para condenar a ação de derrubada do GDF. "Os moradores do Sol Nascente que estão aqui não são grileiros. Eles deveriam ser atendidos pelo programa habitacional do governo", observou Chico Vigilante (PT).
O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) seguiu a mesma linha. "A derrubada de construções irregulares tem que ser precedida pela remoção das famílias para outro lugar. Isso foi feito com sucesso nos governos anteriores e esperamos que seja feito neste governo também. O cidadão tem que sair de sua moradia ilegal para entrar em sua casa legal", disse.
Renato Andrade (PR) relatou o que testemunhou durante a derrubada de casas no Condomínio Pôr do Sol. "Não havia ninguém do governo para orientar as pessoas. Vi crianças chorando enquanto tratores avançavam sobre as casas. Os moradores estão agora dormindo no relento, enfrentando dificuldade até para conseguir comer. O governo tem que perseguir os grileiros, não as famílias de bem", reclamou. Ricardo Vale (PT) classificou de "desastrosa" a ação do governo, afirmando ainda que "o governo age com nervosismo".

Já Wasny de Roure (PT) criticou a possibilidade de distribuição de bolsas de aluguel para os despejados. "Isso não resolve o problema, é só um paliativo. Vários moradores do Condomínio Nova Jerusalém são antigos pioneiros de Brasília. Precisamos buscar uma solução", conclamou. Luzia de Paula (PEN) condenou a atuação de grileiros em Ceilândia. "Moro na cidade há 40 anos e estou enojada com tanto bandido se aproveitando do sonho do nosso povo de ter sua casa própria", desabafou. Celina Leão (PDT) disse que "ficar sem casa é uma grande violência, pois moradia é um direito básico".
Líder do governo na Câmara Legislativa, o deputado Raimundo Ribeiro (PSDB) destacou a importância de se preservar as pessoas lesadas pela atuação de grileiros. "Precisamos ser cuidadosos para não prejudicar os cidadãos de bem", afirmou, prometendo aos presentes nas galerias uma reunião para tratar do assunto. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...