segunda-feira, 2 de março de 2015

Em nota, GDF justifica o uso de 600 policiais em derrubadada de casas em Ceilândia


Em nota, O Governo do Distrito Federal afirmou que começou hoje (2 de março) a segunda etapa da ação para recuperar, drenar e pavimentar o Sol Nascente, em Ceilândia. Para possibilitar a realização das obras necessárias, está desocupando duas áreas invadidas no Trecho 1. Barracos e casas de alvenaria foram construídos irregularmente em Área de Preservação Permanente (APP) e em local destinado à construção da bacia de drenagem de águas pluviais da região.

De acordo com a nota, a ação do governo, que começou no início de fevereiro, é necessária para que o Distrito Federal possa utilizar os R$ 41,5 milhões destinados pela Caixa Econômica Federal para as obras de drenagem e pavimentação no Sol Nascente. Sem a retirada das construções irregulares, os moradores de toda a região do Sol Nascente seriam prejudicados, pois não haveria como realizar as obras previstas em contrato.

A ocupação irregular no Sol Nascente começou há aproximadamente seis meses. A ação do governo é realizada por diversos órgãos e os moradores estão recebendo a atenção da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.

O governo do Distrito Federal mobilizou 599 policiais civis e militares de cinco regiões administrativas para atuar na desocupação de uma área invadida por 400 famílias no bairro Nova Jerusalém, no Sol Nascente, em Ceilândia, nesta segunda-feira (2).
De acordo com o GDF, foram destacados 544 policiais militares de Ceilândia, Taguatinga, Brazlândia, Águas Claras e Samambaia. Outros 45 policiais civis da Delegacia do Meio Ambiente e da 15ª DP também participam da ação. Além dos policiais, a retirada dos moradores é acompanhada por 25 agentes da Subsecretaria de Ordem Pública e Social.
Durante a desocupação, manifestantes e policiais entraram em confronto na área. Os policiais chegaram a disparar bombas de efeito moral contra um grupo que resiste à desocupação. Os moradores revidaram com fogos de artifício disparados na direção dos PMs.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...