segunda-feira, 30 de março de 2015

Enfermeiros do Hospital Regional de Ceilândia participam de curso pioneiro


Enfermeiros do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) participarão até julho, do curso de Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE), numa parceria entre a Secretaria de Saúde do DF e Universidade de Brasília (UNB).
Segundo a gerente de enfermagem da coordenação geral de saúde de Ceilândia, Lurdes Granja, o curso é uma iniciativa pioneira na Secretaria de Saúde, pois envolverá toda a equipe do Hospital. "Oferecemos 66 vagas para os enfermeiros das clínicas Médica, Cirúrgica, Ortopédica, Pediatria, Maternidade, Unidade de Terapia Intensiva Adulta, Centro Obstétrico e Pronto Socorro, divididas em duas turmas, com encontros mensais e os profissionais que fizerem o curso estarão aptos a planejar a assistência e programar ações que imprimam segurança e efetividade ao cuidado prestado, tanto para a equipe quanto para o usuário", declara a gerente.

"A sistematização da assistência da enfermagem é uma metodologia científica, onde o profissional poderá aplicar seus conhecimentos técnico-científicos e humanos na assistência aos pacientes, organizando o trabalho, tornando possível a operacionalização do processo, orientando o cuidado profissional e a documentação da prática profissional", informa a enfermeira Nayara Lisboa, responsável pelo curso no HRC.
As aulas começaram na última quinta-feira (26), são ministradas por professores da UnB – Campus Ceilândia e abordam teorias de enfermagem, elaboração e discussão de diagnósticos, planejamento, implementação de ações para melhoria na qualidade da assistência, entre outros assuntos.
Nayara Lisboa diz que a iniciativa do curso de SAE surgiu porque "vivencia-se uma assistência fragmentada e generalizada, sem que sejam levadas em consideração as necessidades individuais de cada paciente. No final do curso os enfermeiros estarão capacitados a aplicar a sistematização no seu campo de atuação, baseado no raciocínio clínico e em uma estrutura teórica de enfermagem que fortalecerá a prática profissional", ressalta a enfermeira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...