sexta-feira, 13 de março de 2015

Feira do Produtor em Ceilândia sedia exposição que reunirá barracas com produtos produzidos por famílias agrícolas


O Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ceilândia (CRDRS)  promove, no próximo domingo (15), a partir das 9h, na Feira do Produtor de Ceilândia, a   II Amostra dos Produtos da Agricultura Familiar. O evento acontece em parceria com a Administração Regional e  a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Emater) e é aberto à comunidade.

A população poderá conhecer e adquirir produtos feitos pelos agricultores de várias regiões do Distrito Federal, como  doces, geleias,  produtos orgânicos, além do artesanato, e, é claro, muitas  comidas típicas, barracas de trocas, bingo, e  outras atrações.


Para o Administrador Regional de Ceilândia,  Vilson José de Oliveira, a iniciativa é de grande relevância, pois promove  o desenvolvimento rural e mostra para as pessoas quão importante é uma alimentação saudável. “A agricultura familiar é responsável por garantir alimentos de qualidade na mesa das pessoas e apresenta papel relevante para o desenvolvimento do País”, frisa.


Segundo a  presidente do Conselho Regional de  Desenvolvimento Rural Sustentável de Ceilândia, Edileuza Laurentino, a intenção é de mostrar os produtos da agricultura familiar. “Queremos incentivar os produtores, pois a agricultura familiar e a melhor forma  de promover a inclusão e o desenvolvimento com sustentabilidade do campo”, afirma Edileuza.

Para Reginaldo da Silva Batista, 41 anos, produtor rural há 25 anos, o espaço vai abrir portas para a categoria. “Sofremos nas mãos do atravessador. E o nosso reconhecimento é pequeno. Agora, vamos poder mostrar nossos produtos e nosso trabalho”, ressalta.

Números

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) demonstram que a agricultura familiar gera mais de 80% da ocupação no setor rural e responde no Brasil por sete de cada 10 empregos no campo e por cerca de 40% da produção agrícola. Atualmente a maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros vem das pequenas propriedades. A agricultura familiar favorece o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, como a diversificação de cultivos, o menor uso de insumos industriais e a preservação do patrimônio genético.


Serviço:

II Amostra dos Produtos da Agricultura Familiar
Data: domingo (15/03)
Horário: Das 9h  às 16h
Local: Feira do Produtor de Ceilândia (entrada franca)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...