terça-feira, 10 de março de 2015

Lançamento do Palco Giratório será amanha (11) em Ceilândia


Consolidado no teatro brasileiro como um projeto de destaque, o lançamento da 18ª edição do Circuito Nacional Palco Giratório, do Sesc, ocorrerá no Distrito Federal, de 11 a 15 de março. A capital foi escolhida pela primeira vez para dar a largada ao festival, que promoverá, ao longo do ano, 823 apresentações artísticas e 1.926 horas de oficinas em 154 cidades brasileiras. A abertura oficial ocorrerá no dia 11, às 19h30, na unidade do Sesc de Ceilândia.

Na programação do Palco Giratório se apresentarão grupos do Rio Grande do Norte, da Bahia, de Goiás, do Rio Grande do Sul e companhias locais. As unidades do Sesc de Ceilândia, 913 Sul, Taguatinga Norte e Gama serão os palcos dos espetáculos de lançamento, além da Torre de TV. Quem abrirá o ciclo de apresentações é a companhia Gira Dança (RN), com o espetáculo “Proibido Elefantes”. O grupo é formado por pessoas com e sem deficiência que são artistas profissionais e representa um trabalho inclusivo nas artes.


O ciclo de apresentações contará ainda com as peças “Plural”, da Cia Nu Escuro (GO); “Exú, a boca do universo”, do Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (BA); “Iara, o encanto das águas”, da Cia Lumiato (DF); “Misanthrofreak”, do Grupo Desvio (DF); “O Auto da Compadecida”, da Companhia Pesquisa Cênica do Sesc-DF; “Adaptação”, do Grupo Teatro de Açúcar (DF); e “O Lançador de Foguetes”, do Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar Canoas (RS).

De acordo com o responsável pelo Palco Giratório em Brasília e coordenador do Teatro Sesc Garagem, Ivaldo Gadelha, o projeto representa trocas de experiências e intercâmbio entre artistas e plateia. “O projeto é considerado o mais importante do País no segmento de artes cênicas. O objetivo é levar ao público diversas linguagens artísticas em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos. No evento de lançamento contaremos com espetáculos, reuniões, oficinas e debates sobre acessibilidade artística”, revelou.

Todo o Brasil será percorrido a partir de abril, após o lançamento, o que contribui para a descentralização e difusão das produções cênicas no país. O projeto retornará a Brasília entre 2 e 30 de julho, com apresentações no Teatro Sesc Garagem (913 Sul), ruas e praças da capital. A expectativa é que mais de 6 mil pessoas confiram os espetáculos, intervenções e participem das oficinas que favorecerão o debate sobre as formas de se fazer teatro. Em um mês serão 20 grupos de 14 estados diferentes que trarão peças com entrada franca.
Espetáculos de lançamento:

Proibido Elefantes (RN)
Data: 11/3
Horário: 20h30
Local: Teatro Newton Rossi (Sesc Ceilândia)
Classificação indicativa: 14 anos


Plural (GO)
Data: 12/3
Horário: 16h
Local: Teatro Sesc Garagem (913 Sul)
Classificação indicativa: 10 anos


Exú, a boca do universo (BA)
Data: 12/3
Horário: 20h
Local: Teatro Paulo Autran (Sesc Taguatinga Norte)
Classificação indicativa: 18 anos


Iara, o encanto das águas (DF)
Data: 13/3
Horário: 16h30
Local: Teatro Sesc Garagem (913 Sul)
Classificação indicativa: livre


Misanthrofreak (DF)
Data: 13/3
Horário: 20h30
Local: Teatro Paulo Gracindo (Sesc Gama)
Classificação indicativa: 12 anos


O Auto da Compadecida (DF)
Data: 14/3
Horário: 12h
Local: Feira da Torre de TV
Classificação indicativa: livre


Adaptação (DF)
Data: 14/3
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Garagem (913 Sul)Classificação indicativa: 10 anos

O Lançador de Foguetes (RS)Data: 15/3
Horário: 12h
Local: Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Classificação indicativa: livre
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...