terça-feira, 10 de março de 2015

Oficinas em Ceilândia ensinam artistas e produtores da periferia a captar recursos


O projeto “Oficinas Populares de Gestão Cultural” tem por objetivo formar artistas e produtores para desenvolver projetos culturais e captar recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF e outras fontes de financiamento

No próximo dia 14 e 15/03, das 8h às 18h, Ceilândia receberá a etapa das “Oficinas Populares” que visa formar artistas e produtores culturais sobre a melhor forma de fazer projetos e captar recursos para as suas inciativas.

Ele surgiu da percepção de que a maioria dos projetos desenvolvidos por quem faz arte e cultura termina esbarrando nas fases preliminares de análise por questões formais, sem que o mérito cultural seja analisado.
Para que se tenha uma ideia em 2012, apenas 46,41% dos projetos encaminhados ao FAC passaram pela primeira fase de habilitação onde são analisadas as questões documentais (identidade, cpf, comprovante de residência), orçamentos (para impressos, profissionais a serem contratados, etc), ou seja, a ideia central do projeto não foi analisada do ponto de vista da sua relevância para a cultura do DF .

O conteúdo das oficinas é dividido em três módulos que ocorrem sempre aos finais de semana com aulas presenciais abordando os temas história do FAC, execução de cadastramento em sistema de cultura, técnicas de elaboração de projeto, gestão e prestação de contas.

A cada mês será realizado um módulo e entre eles, haverá atendimento online para dúvidas, orientações e avaliação do desenvolvimento dos alunos.

A carga horária total é de 60h/a e ao final o artista ou projetor receberá certificado de participação se estiver presente a pelo menos 75% das atividades, incluindo o atendimento online.
As “oficinas” já ocorreram nas cidades do Paranoá, Recanto das Emas e Gama.

A etapa da Ceilândia será realizada no espaço Jovem de Expressão (St. M Eqnm 18/20 – Praça do Cidadão) com a realização do terceiro módulo nos dias 14 e 15 (sábado e domingo).

No decorrer deste ano será realizada a etapa de Samambaia, que se inicia também nos dias 14 e 15 de março no Espaço Galpão do Riso (405 área especial 02 – Samambaia Norte), etapa Taguatinga que se inicia nos dias 21 e 22 de março com local a ser definido, e ainda as etapas Estrutural, Planaltina, Varjão e São Sebatião
As inscrições serão feitas diretamente pelo o formulário: http://goo.gl/forms/q428eLsBEw
Para a maiores informações sobre o projeto acesse a página do facebook emfacebook/oficinaspopulares.
Contatos pelos fones  (61) 91582466 (Claro).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...