segunda-feira, 16 de março de 2015

Revitalização do Centro de Ceilândia foi discutida em Audiência Pública


Na tarde desta segunda-feira (16), foram discutidos a readequação e regularização do Centro de Ceilândia durante a Audiência Pública, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Foi uma iniciativa da deputada Distrital Telma Rufino (PPL), e, por meio do encontro, colocou em discussão a proposta legislativa da Operação Urbana Consorciada do Centro de Ceilândia.
O projeto de requalificação do setor está previsto no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) de 2009 e no PDL de Ceilândia, e destina-se a revitalização das Quadras CNM 1, CNM 2, CNN 1, CNN 2, QNM 11, QNM 12, QNN 11 e QNN 12.

Em 2007, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) manejou um estudo preliminar, a fim de melhor aproveitar áreas obsoletas, promovendo readequações viárias e dos espaços públicos, especialmente nas áreas adjacentes a linha do Metrô. Destaca-se a necessidade de criação e uma Operação Urbana Consorciada para viabilização das melhorias econômicas, sociais, valorização ambiental e reparcelamento urbano.
A retomada deste estudo foi promovida parcialmente pelo Grupo de Trabalho constituído pela SEDHAB, no fim do ano passado, que fez o levantamento da área relativa à CNM 01 e 02 de Ceilândia. Recomendando a elaboração de novos parâmetros urbanísticos e de projeto especial de paisagismo, o estudo acolheu a aplicação da Operação para a viabilização das adequações necessárias.
De acordo com a Presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da CLDF, a partir da Audiência Pública pretende-se acompanhar e fiscalizar as atividades dos órgãos gestores do planejamento urbano, da gestão imobiliária e de meio ambiente para a concretização desta ação.
“Por meio da requalificação do espaço vamos conseguir revitalizar a área central da cidade e estabelecer parâmetros e critérios para a regularização do setor”, explicou a deputada Telma Rufino.
O encontro contou com a presença de representantes do Secretário de Estado de Gestão do Território e Habitação (SEGETH), Thiago de Andrade, do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Arthur Bernardes, de representantes da Terracap, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, da Administração Regional de Ceilândia e de empresários e moradores da cidade.
Por Ana Paula Neves / anafalandodepolitica.wordpress.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...