sexta-feira, 15 de maio de 2015

Escola pública em Ceilândia ganha revitalização


Comunidade, alunos e professores do Centro de Ensino Fundamental Maria do Rosário, em Ceilândia Norte, decidiram arregaçar as mangas e mudar a realidade da escola. Na manhã de sexta-feira (15), o colégio passou por uma limpeza e revitalização, com a retirada de lixo e entulho. A área externa também ganhou uma nova pintura e um jardim com plantas nativas do cerrado.

A iniciativa surgiu quando o corpo docente da escola, com o apoio da Administração Regional de Ceilândia, procurou alternativas para coibir o descarte irregular do lixo que era depositado pela  comunidade  local junto ao muro do colégio, o que trazia problemas para o estabelecimento educacional como a infestação de insetos e roedores.


Com pinceis, galões de tinta nas mãos e muita boa vontade, alunos das primeiras séries iniciais até o 8º ano puderam dar uma nova cara à escola, que atende cerca de mil estudantes, entre 6 a 14 anos. “Antes, aqui havia muito lixo, era feio de ver. Agora, tenho orgulho de dizer que eu ajudei a pintar a escola. Tenho certeza que isso vai ajudar no meu aprendizado”, diz Luiz da Silva, de 11 anos, aluno do 6º ano.

Luzinete Magalhães, professora há 13 anos, conta que a iniciativa, além de cumprir a questão pedagógica de trabalhar a temática ambiental com os alunos, também contribui para que os estudantes tenham mais estímulo e respeito pela instituição onde estudam. “ É notório a satisfação de cada aluno ao ver sua escola sendo cuidada, além de trazermos a comunidade como parceira, mostrando que o descarte irregular do lixo traz consequências ruins para toda a cidade”, alerta a professora.

Para a direção, a ação dos estudantes traz vários benefícios tanto para a instituição de ensino quanto para a comunidade. “Além de trabalharmos com as crianças a importância de valorização da escola como espaço público e de uso comum, a ação desperta que todos somos responsáveis pela qualidade de vida onde moramos”, disse James Nayer diretor da escola.

O administrador regional de Ceilândia, Vilson de Oliveira, diz que a iniciativa é para chamar a atenção da comunidade para não descartar o lixo irregularmente em áreas públicas da região. “Queremos trabalhar na educação de todos para amenizar a questão do descarte irregular do lixo. E nada melhor do que começarmos pelas crianças” afirma o administrador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...