terça-feira, 12 de maio de 2015

Justiça Comunitária leva noções de mediação comunitária a 900 alunos de escola pública de Ceilândia


O Programa Justiça Comunitária (PJC) fez nesta terça-feira, 12/5, uma participação especial na “Semana de Educação para a Vida”, realizada no Centro de Ensino Fundamental 34, na Ceilândia. Convidado pela escola, o Programa, de forma lúdica e interativa, abordou a questão dos conflitos no âmbito escolar e apresentou a mediação comunitária como instrumento de resolução pacífica dos conflitos. A atividade realizada pelo programa contou com cerca de 900 jovens.
Com um público formado em sua maioria por adolescentes, a apresentação do PJC trouxe uma dinâmica que intencionalmente dividia o grupo em opiniões diferentes. A situação hipotética era o pretexto para levar os jovens, que lotaram o pátio da escola, a refletirem sobre a possibilidade de se conviver bem com ideias divergentes e sobre a importância de se trabalhar a mediação de conflitos na comunidade escolar. O evento contou com exposições de servidores do PJC e das agentes comunitárias Diana Costa e Maria Lúcia de Lima.

A “Semana de Educação para a Vida” foi instituída por Lei Federal em 2009 e é parte do calendário anual escolar. E, com o objetivo de transmitir conhecimentos relativos a matérias não constantes do currículo obrigatório, tem como proposta trazer a todas as escolas de ensino fundamental e médio da rede pública no País temas como: ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, sexualidade, prevenção contra doenças transmissíveis, direito do consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros. 
Ainda conforme a lei, todos os convidados pelas Secretarias de Educação de cada Estado para ministrarem as matérias devem ter comprovado nível de conhecimento sobre os assuntos a ser abordados, e podem fazê-lo por meio de seminários, palestras, exposições-visita, projeções de slides, filmes ou qualquer outra forma não convencional.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...