sábado, 20 de junho de 2015

Avenidas Comercial e Samdu em Taguatinga terão novo sentido



O governo de Brasília prepara-se para inverter a direção de duas avenidas importantes de Taguatinga até o fim de julho. A Comercial terá um único sentido: de Taguatinga Sul ao TaguaCenter. Já os motoristas que trafegarem pela Samdu seguirão para o lado contrário.

As duas vias paralelas são, hoje, de mão dupla (duas pistas em cada direção), e a mudança é um desejo antigo da população. “Oitenta por cento dos moradores da região pedem essa inversão”, afirma o vice-governador de Brasília, Renato Santana. Passam pelas duas avenidas cerca de 68 mil veículos por dia.

A medida é o primeiro passo a fim de preparar Taguatinga para outras mudanças, como a implementação do corredor do Eixo-Oeste (que ligará a região e Ceilândia ao Plano Piloto). “Não queremos deixar para discutir a inversão às vésperas do início das obras”, justifica Santana.

Semáforos
Uma comissão formada por órgãos do governo discute o cronograma de ações. “Precisamos definir como serão adaptadas as sinalizações verticais e horizontais, a mudança de posição dos semáforos e como será feita a conscientização da população”, enumera o diretor-geral do Departamento de Trânsito do DF, Jayme Amorim de Sousa.

Também será preciso que o Transporte Urbano do DF (DFTrans) programe as mudanças necessárias nas linhas de ônibus e que a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) revitalize os caminhos que os pedestres farão entre uma avenida e outra. Segundo estudo da Secretaria de Gestão do Território e Habitação, o percurso será de, no máximo, 500 metros — o que significa 10 minutos de caminhada.

A Novacap está encarregada ainda de revitalizar o asfalto da Samdu. O da Avenida Comercial foi reformado em 2014, mas também sofrerá intervenções onde for preciso, segundo o diretor de Urbanização da companhia, Antônio Coimbra. As obras foram iniciadas nesta semana, e os funcionários trabalham durante a madrugada e nos fins de semana para não atrapalhar o trânsito.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...