quarta-feira, 3 de junho de 2015

Chamegos do Ó, quadrilha junina de Ceilândia representará a capital no concurso de Quadrilhas do Centro-Oeste


O mês de junho é marcado pela alegria e colorido das festas juninas: comidas típicas, fogueiras, bandeirinhas e as famosas quadrilhas. Dança típica brasileira, a quadrilha é carregada de referências caipiras e matutas. 

Para muitos, a folia caipira não se restringe apenas ao mês de junho. Grupos profissionais de quadrilheiros levam a sério a dança, se apresentam em festas e participam de concursos até o mês de agosto. Sem contar os ensaios anteriores às apresentações e as confecções de roupas, que exigem tempo e dinheiro até ficarem tudo perfeito.
“Nós começamos os ensaios a partir de dezembro, apenas nos finais de semana. Próximo ao mês de março e abril, nós intensificamos os trabalhos e ensaiamos todos os dias, em preparação para o circuito”, diz Márcio Nunes, do Grupo Quadrilha Chamego do Ó. A escola de Ceilândia, conta com 80 membros, entre dançarinos e equipe de apoio. Com 23 anos de história, o grupo coleciona cerca de 230 prêmios.
Intitulada como projeto social, a missão da equipe é resgatar os jovens das comunidades que possuem consideráveis índices de violência. Segundo o diretor Márcio, uma das vitórias do grupo está sendo a inserção no ensino superior da maior parte dos integrantes. “Nesses últimos anos, a gente conseguiu colocar quase todo mundo na faculdade”, afirmou.
Os quadrilheiros percorreram quase todo o Brasil participando de eventos e concursos. Dentre os locais estão os estados de Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Já se apresentaram em eventos como o São João do Cerrado, Concurso Regional de Quadrilha e Concurso Forrolândia, em Ceilândia. O cachê cobrado pelo grupo para se apresentar chega no valor de aproximadamente R$ 9 mil.
Neste ano, o grupo representará a capital federal no concurso de Quadrilhas do Centro-Oeste, que será realizado em Rio Verde (GO), em 18 de junho. Além disso, vai concorrer ao título do Circuito de Quadrilhas de Brasília, organizado pela Liga Independente de Quadrilha Junina do Distrito Federal e Entorno (LinqDFe). A campeã vai representar a capital no Concurso Nacional de Quadrilhas, um evento itinerante, que ocorre todos os anos em um estado brasileiro diferente. Em 2015, o concurso acontecerá em Parnaíba (Piauí), durante os dias 19, 20 e 21 de julho.
Sem patrocínio, a Quadrilha está se mantendo no campeonato com os recursos que sobraram da temporada anterior. Rifas, galinhadas, feijoadas, festas e bingos também estão sendo realizados para arrecadar dinheiro e manter o grupo no torneio. O investimento do grupo, neste ano, está em R$ 40 mil, entre  adereços, roupas, traje típico e viagens de apresentação em outros estados da Federação.
A expectativa da equipe é conquistar o título, que atualmente está em Samambaia. “O trabalho está sendo bem feito. Estamos ensaiando até tarde para manter e aperfeiçoar a coreografia”, assegura o diretor da Quadrilha Chamegos do Ó, Márcio Nunes.

Programação do Circuito de Quadrilhas
1ª Etapa – dias 5 a 7 de junho – Ceilândia Sul, Ginásio de Esporte da Guariroba. 
2ª Etapa – dias 12 a 14 de junho - Águas Lindas, no estacionamento do Shopping da região.
3ª Etapa – dias 19 a 21 de junho - Samambaia, no estacionamento da Igreja da Barca, na QR 302.
4ª Etapa -  dias 3 a 5 de julho - Parque de Exposição em São Sebastião.
5ª Etapa – dias 10 a 12 de julho - Sobradinho, no estacionamento do estadio da região, durante a festa do Feicultor.

Liga Independente de Quadrilha Junina do Distrito Federal e Entorno (LinqDFe)
As quadrilhas juninas do DF e Entorno são organizadas em uma Liga, conhecida como Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQ-DFE), no qual fazem parte 54 equipes de quadrilhas, divididas entre grupo especial e de acesso I. Para fomentar os grupos, a Liga utiliza os recursos das emendas parlamentares.
Neste ano, a entidade comemora 15 anos do Circuito de Quadrilhas, evento realizado todos os anos, em Brasília entre as equipes das regiões administrativas do DF. As equipes são avaliadas e pontuadas por jurados.
A abertura do encontro será realizada nesta sexta-feira (29), na Praça do Cidadão, em Ceilândia, com a participação de 26 quadrilhas. Além da disputa entre as escolas, haverá desfile e concurso de Rainha. A campeã representará a capital federal no Concurso Nacional do Centro-oeste, Rio Verde (GO), no 18 de junho.
Eunice Calazans do Jornal Alô

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...