quinta-feira, 25 de junho de 2015

Projeto social ensina atletismo e cidadania na Ceilândia


Correr foi a alternativa encontrada por dezenas de jovens de Ceilândia e do entorno para mudar de vida. Dedicados nos treinos, eles já participaram de suas primeiras competições e sonham em ser atletas olímpicos. O professor Anízio da Costa é o treinador da galera. Ele é o coordenador da Escolinha de Talentos (Esco.t), que conta com o apoio da Administração Regional de Ceilândia.

A estudante Tayná Macedo, 13 anos, mora em Águas Lindas e vem para Ceilândia treinar no projeto social. O gosto pela corrida foi descoberto aos 9 anos. As 26 medalhas conquistadas dão mais incentivo para Tayna, que sonha ser uma atleta olímpica. “Mesmo com esse frio eu venho treinar porque quero melhorar a cada dia até ser uma profissional”.


O esporte a ajudou a dar um salto na qualidade de vida também da mãe da adolescente, que a acompanha nos treinos. A costureira Maysa Pereira Macedo, 42 anos, é a maior incentivadora da filha, e confessou: “Sei que ela vai ter no futuro uma qualidade de vida melhor, por isso que a incentivo, para que ela faça com afinco. Até pra mim foi bom, porque eu era sedentária e comecei também a praticar atividade física”.

Victor de Jesus Canuto, 16 anos, treina há cinco anos. Por sua dedicação ao esporte, ganhou uma bolsa de estudos em uma escola do DF, onde cursa o ensino médio. “Treino agora para disputar o Campeonato Brasileiro Interclubes de Menores”, frisou. Ele vai disputar as provas de 2 mil metros com obstáculos e 800 metros rasos. A competição é para atletas de 15 a 17 anos, e acontece de 17 a 19 de setembro, em São Paulo.

O professor e treinador Anízio da Costa afirmou que o projeto prioriza, além do esporte, os estudos. Ele dedica parte do seu tempo para a causa e se sente feliz com os resultados. “Minha felicidade é vê-los progredindo e ganhando medalhas”.  O treinador contou que a maior dificuldade é a falta de recursos para custear as passagens, as hospedagens dos atletas, e até mesmo as taxas de inscrição. 

Os treinos acontecem nas segundas, quartas e sábados das 8 às 9 horas, na Vila Olímpica do P Norte e também em um campo no Condomínio Privê. Para participar é preciso estar matriculado na rede pública de ensino e ter, no mínimo, 7 anos de idade. As inscrições estão abertas. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo telefone 9111- 2508 (professor Anízio), e preencher, pessoalmente, a ficha de inscrição.

O Administrador Regional de Ceilândia, Vilson de Oliveira, ressaltou que o atletismo é uma modalidade que vem ganhando mais adeptos porque está ao alcance de todos. “Vamos sempre dar apoio no que for possível para os projetos sociais, temos grandes atletas na cidade que saíram deles. Os projetos sociais trabalham a autoestima dos jovens e também oferecem oportunidades de carreiras promissoras para eles”.

Serviço: 

Escolinha de Talentos ((Esco.t) – projeto social
Para participar:  é preciso estar matriculado na rede pública de ensino e ter, no mínimo 7 anos de idade;
Informações:  9111- 2508 (professor Anízio)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...