sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A Casa do Cantador em Ceilândia recebe o Festival Regional de Repentistas do DF e Entorno


Sob a coordenação do produtor cultural e também repentista Chico de Assis, cinco duplas de improvisadores do repente, das regiões do DF e do Entorno, pré-selecionados em eliminatória realizada nos dias 15 e 16 de agosto, se apresentarão em Festival competitivo neste sábado, dia 22 de agosto. O evento tem entrada franca e traz, ainda, a participação especial dos consagrados do Nordeste Antônio Lisboa (Recife/PE), e Rogério Meneses (Caruaru/PE).


As duplas que concorrerão entre si são: João Santana e Valdenor de Almeida; Chico Ivo e João Neto; José Moacir e Djalma Faustino; Geraldo Queiroga e Zé de Lima; e Messias de Oliveira e Ramalho de Oliveira. As duplas serão avaliadas seguindo os fatores rima, métrica, oração poética, presença de palco e língua portuguesa, por uma comissão julgadora formada por mestres deste gênero poético, bem como outras manifestações culturais.

A noite de cantoria, viola e poesia será registrada em vídeo e áudio, de alta qualidade. Material que será disponibilizado no hostsite do Festival www.repentistasdf.com.br. O áudio poderá ser baixado gratuitamente e também ouvido online, assim como o vídeo, por um período de 12 meses.

“Os festivais de repentistas no DF se tornaram ao longo do tempo um marco de consolidação da cultura popular neste território habitado por descendentes das mais diversas regiões do País e do mundo”, afirma Chico de Assim, que também assina a curadoria e coordenação do Encontro dos Campeões do Repente em Brasília e do Encontro Nordestino de Cordel em Brasília, e garante: “o Festival Regional de Repentistas do DF e Entorno atende às aspirações de milhares de ouvintes do Repente, que terão a oportunidade ímpar de presenciar os melhores repentistas do DF e Entorno em desafio”, marca indelével das apresentações de repentistas.

Segundo João Santana, repentistas brasiliense, “para o Repente se fortalecer como Patrimônio Cultural Brasileiro é de extrema importância a realização de festivais como este nas capitais brasileiras e a divulgação do trabalho desses esplêndidos artistas que de viola em punho brincam com rapidez de raciocínio, formando um jogo de palavras e rimas, cantando um pouco do sentimento, da alegria e da dor de cada um”.

Serviço:
Festival Regional de Repentistas do DF e Entorno.
Local: Casa do Cantador.
Dia: Sábado, 22 de agosto de 2015.
Horário: 20 horas.
Endereço: QNN 32, AE. Módulo G, Ceilândia - DF.
Entrada franca.
Classificação indicativa: 12 anos
Informações: repentistasdf.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...