sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Abertura da 4ª Olimpíadas de Ceilândia será neste sábado (22)


A abertura da 4ª Olimpíadas de Ceilândia será realizada neste sábado (22), às 9 horas, no Centro Olímpico Parque da Vaquejada, no P Norte. Idealizado pela Administração de Ceilândia em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, o evento contará com a presença da secretária Leila Barros, além de público previsto de 1,3 mil pessoas entre atletas e comunidade.

A cerimônia contará com desfile das delegações de atletas participantes, além de apresentações de dança de rua, caratê e capoeira. O hino nacional será executado pela banda marcial do Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia, formada por alunos especiais. A festa de abertura também terá a presença de medalhistas ceilandenses, que participaram dos jogos Parapan de Toronto, realizado no Canadá.  

As Olimpíadas de Ceilândia estão entre as competições mais importantes do calendário esportivo da região administrativa. Realizado nos anos de 2010, 2013 e 2014 pela Administração de Ceilândia, o evento tem como o principal objetivo promover a inclusão social a partir do esporte, além de detectar novos talentos e criar um ambiente favorável para prática esportiva entre crianças, jovens e idosos.

O carateca Gabriel Ramos, 16 anos, morador do Setor O, conta que está empolgado com a competição. O estudante também explica que a prova  é uma oportunidade para conhecer novos atletas e se aperfeiçoar no esporte. “Este evento é o mais importante para os atletas amadores de Ceilândia, além de ser uma forma de a cidade mostrar seu potencial na área do esporte. Temos grandes esportistas que saíram da comunidade”, lembra Gabriel.

Para o administrador de Ceilândia, Vilson José, as Olimpíadas de Ceilândia é um evento esperado pelos moradores da região. “Nosso principal objetivo é promover o esporte em nossa cidade, alcançando crianças, jovens e idosos, além de ser uma ferramenta de integração e socialização entre toda comunidade ceilandense”, ressalta o administrador.

Inclusão

Neste ano, a grande novidade das 4ª Olimpíadas de Ceilândia é a participação de paratletas disputando títulos individuais e por equipe nas modalidades de natação, atletismo, bocha, basquete (cadeirantes), futebol (deficientes visuais). As competições paralímpicas iniciarão no dia 30 de agosto.

O aluno do Centro Olímpico do Setor O Carlos Amorim de Castro, 15 anos, participará da modalidade de bocha. Medalha de prata no torneio realizado este mês pela primeira vez no DF, Carlos diz que as Olimpíadas de Ceilândia vai ser um divisor de águas para os paratletas. " O evento está preocupado na inclusão de todos, principalmente nós que temos alguma limitação física. Mas estamos provando que a cada dia temos espaço e capacidade de mostrar que também somos capazes de praticar esportes", enfatiza o medalhista.

Até o momento, cerca de 1,3 mil atletas se inscreveram para os jogos. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas até as vésperas de cada competição, nos centros olímpicos de Ceilândia — Setor O e Parque da Vaquejada —, com os prefeitos comunitários ou na Gerência de Esporte, Cultura e Educação da administração regional. São esperados mais de 1,6 mil inscritos.

Ao todo serão 15 modalidades: Atletismo, Xadrez, Dama, Dominó, Caratê, Vôlei de Quadra, Vôlei de Areia, Futvolei de Campo, Futebol Society, Futsal, Handebol, Jiu-Jitsu, Natação, Basquete e bocha. Realizada desde 2010, a Olimpíada de Ceilândia já recebeu cerca de 5,8 mil participantes entre crianças e idosos.

As disputas acontecerão em espaços poliesportivos da região, que contarão com toda estrutura necessária, com árbitros, chefes de delegações e auxiliares, conforme exigência para cada modalidade. As competições vão até três de setembro, quando será realizada cerimônia de premiação. 

Para saber do regulamento clique aqui.


Serviço: 
 
Abertura da 4ª Olimpíada de Ceilândia
Local: Centro Olímpico Parque da Vaquejada, QNP 21, P Norte
Data: 22 de agosto, a partir das 8 horas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...