segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ceilândia realiza encontro de psicologia da saúde


A equipe do Serviço de Psicologia da Coordenação Geral de Saúde de Ceilândia (CGSC) promove, nos dias 24 e 25 de agosto, o I Encontro de Psicologia da Saúde, que tem como objetivos promover debates, instigar reflexões e favorecer a ampliação do conhecimento sobre o tema. O encontro acontecerá das 8 às 18 horas, no auditório da pediatria do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e é aberto a todos os profissionais de saúde e estudantes de psicologia.

Segundo Adriana Aparecida de Andrade e Silva, psicóloga e coordenadora do Serviço de Psicologia no HRC, neste I Encontro serão apresentadas as práticas clínicas da psicologia hospitalar e sua interface com outras especialidades. "Pretendemos contribuir para a ampliação do conhecimento sobre atuação do psicólogo no contexto hospitalar, e estimular reflexões sobre a atuação multidisciplinar e das práticas conjuntas", informa a psicóloga.
Entre os temas abordados no encontro estão a Atuação do Psicólogo nos Programas de Atenção à Violência, DST/Aids, Gerontologia na Medicina do Trabalho; experiências no contexto materno-infantil, comunicação de más notícias e prevenção à síndrome de Burnot.
PSICOLOGIA NO HRC - O Serviço de Psicologia do HRC foi formalmente criado em 2014 e conta, atualmente, com seis profissionais que atuam nas unidades de ortopedia, neonatologia, cirurgia geral, UTI Adulto, maternidade, pediatria e comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes (Cidhott).
Adriana de Andrade ressalta que gradativamente o serviço foi se consolidando e trabalha sobre o "tripé: paciente-família-equipe". "Fazemos uma "ronda psicológica" para identificar demandas, realizamos atendimentos individuais ao paciente hospitalizado e seus familiares ou acompanhantes, principalmente na UTI Adulto, Neonatologia e Pediatria, temos grupos com apoio psicológico e também damos suporte à equipe multiprofissional", explica.
SES/DF

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...