quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Começa essa semana a 9ª edição do Maior São João do Cerrado


A edição 2015 do Maior São João do Cerrado, festa que celebra a cultura nordestina na capital federal, será realizada de 28 a 30 de agosto em novo local e formato. O evento acontecerá em enorme área ao lado do estádio Abadião (Ceilândia Centro), com fácil acesso a estação do metrô e venda de ingressos a preços populares.

No palco Luan Santana emocionará os fãs com suas canções apaixonadas. Já a banda Calypso traz na bagagem o recém-lançado DVD em comemoração aos 15 anos de carreira. A cantora Elba Ramalho , madrinha do evento, participante desde a sua primeira edição, já confirmou que fará a festa de sempre. O público vai dançar muito com o som do cantor Israel Novaes. O arrasta pé está garantido com Luan e o Forró Estilizado e os Os Gonzagas que fizeram participações contagiantes no programa Super Stars, da Rede Globo. Crias de Brasília, Pedro Paulo e Matheus e Gabriel Lenner escolheram o palco do #MSJC2015 para a gravação do DVD. Alguma dúvida que serão três dias de muita música e diversão?

Além das atrações musicais, o público pode esperar uma bela decoração, parque de diversões, a gastronomia nordestina em uma praça de alimentação diversificada e mais uma série de novidades que farão a alegria dos frequentadores.


Voltando as origens

Além das atrações no palco principal, o público pode conferir um pouco das origens sertanejas, contadas desde a entrada da festa, em uma réplica da Vila Borborema – homenagem a Campina Grande.

Emocionados, os nordestinos voltavam ao tempo ao se depararem com o coreto e as casinhas coloridas.
Feira de Mangaio

Uma das novidades este ano é a réplica da feira de mangaio. Um tipo de feira típica da região nordeste, onde o mix de comercialização são produtos artesanais de uma variedade incomensurável que vão desde utilidades domésticas a agropecuária e fármacos homohepáticos.

Peneiras, arupemas, ferramentas, artigos em couro, raízes (fármacos e aromatizantes), chocalhos, sinos, cordas, ferro de passar, ferros para marcar gado, cutelaria artesanal, alforges, etc.


Arte urbana no palco

Este ano o palco do Maior São João do Cerrado vai receber uma cenografia especial com o tema 'Arte Urbana', que inspirou todo o evento.

O palco vem sendo, ao longo das últimas edições, a grande expectativa do festival. Por lá já foram homenageados Luis Gonzaga, Marinês, Sivuca, Carlos Bracher, J. Borges e Oscar Niemeyer.

Para esse ano, a organização convidou vinte grafiteiros locais, que vão retratar a cidade urbana e nordestina que é a Ceilândia, mostrando suas influências com o nordeste através das pinturas.

Unir o grafite urbano ao nordeste rústico e popular foi a forma que o festival encontrou para homenagear o público composto por jovens de movimentos urbanos, muitos com origem nordestina, que fazem parte do universo do rap e hip hop, movimentos expressados pela arte do grafite.


Balé Flor do Cerrado
  
O Balé Flor do Cerrado foi idealizado em 2011, e é composto por um corpo de 24 dançarinos. O nome do grupo de dança é uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, em referência a sua última obra no DF, a torre digital, que foi apelidada pelo mesmo como Flor do Cerrado. 

O grupo apresenta os variados estilos de cultura popular brasileira, passando pelo maracatu, frevo, xote, forró, xaxado e outras danças folclóricas, se misturando com o balé clássico e a dança contemporânea.

Em 2015 o Balé Flor do Cerrado vem com patrocínio oficial da SKY e de roupagem nova. Além da criação de cinco novos espetáculos, sendo um exclusivo para a abertura do Maior São João do Cerrado.

Além de ser o grupo de dança oficial do festival, o Balé Flor do Cerrado também atua como agente de integração e projeto sociocultural por meio da dança, de oficinas e de apresentações, proporcionando a difusão da cultura popular em comunidades carentes e a ocupação e inserção de jovens da periferia do DF no meio cultural e artístico, dando-lhes a oportunidade de crescimento e trabalho.
  

Serviço:

Data: 28 à 30 de agosto
Hora: a partir das 18h
Local: área ao lado do estádio Abadião, na QNN 12 AE, Ceilândia Sul, próximo à estação Central do metrô.

*Ingressos (valores para meia entrada e compra antecipada):
·         Arena - R$ 10,00 (individual)
·         Camarote (quantidade limitadíssima) - R$ 50,00

Obs: Acesso gratuito para menores de 14 anos e ou maiores de 60 anos.

Pontos de Vendas: Óticas Diniz (Ceilândia - Taguatinga - Gama- Planaltina - Sobradinho - Samambaia - Gilberto Salomão - Conjunto Nacional - Setor Comercial Sul)


Programação – Maior São João do Cerrado 2015:

Sexta Feira - Dia 28 de Agosto
·         Pedro Paulo e Matheus (gravação do DVD)
·         Luan Santana

Sábado - Dia 29 de Agosto
·         Os Gonzagas
·         Elba Ramalho
·         Israel Novaes

Domingo - Dia 30 de Agosto
·         Gabriel Lenner
·         Luan e Forró Estilizado
·         Calypso
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...