sexta-feira, 7 de agosto de 2015

DENÚNCIA - Grileiros agem livremente e soterram córrego em Ceilândia


O Deputado Chico Vigilante (PT), denunciou hoje (07) em seu perfil pessoal no facebook, a ação de grileiros no setor P Sul de Ceilândia, de acordo com parlamentar, um córrego foi soterrado, e produtores rurais estão sendo ameaçados. Acompanhe a denúncia.

Os grileiros de terras públicas continuam agindo livremente no Distrito Federal. Na tarde desta sexta-feira (07), o deputado Chico Vigilante foi conferir mais uma denúncia de grilagem de terra em Ceilândia. Desta vez, os grileiros estão aterrando um córrego e ameaçando os produtores de hortifruti das chácaras que ficam na QNP 22 no setor P Sul para vender os lotes.


Neste caso, a grilagem de terra é um verdadeiro crime ambiental, pois aos poucos estão matando um córrego de águas com entulho e lixo. Eles escolhem o período da noite para entulhar, e com isso os moradores não veem o córrego sendo aterrado.

Tudo isso acontece ao redor da chácara 19. Os chacareiros estão desesperados com a situação, pois correm o risco de ficar sem a terra para a plantação. “É difícil trabalhar durante anos e ver as nossas plantações de alface, brócolis, cheiro verde, agrião e outras folhagem acabarem por falta de água no córrego”, ressaltou um dos chacareiros.

De acordo com um dos chacareiros que produz verdura no local há mais de 18 anos, os grileiros estão ameaçando e pressionando os proprietários a sair do local.  

Para Chico Vigilante, o mais grave de toda essa ganância é perceber que a área que está sendo invadida fica em uma área com erosão. Com o passar do tempo, as pessoas que comprarem serão obrigadas a deixar suas casas. “As pessoas que compram são inocentes. Depois, por causa das condições do terreno serão obrigas a deixar as suas casas”, ressaltou o parlamentar.

É urgente que as autoridades ambientais tomem providências, pois boa parte dos alimentos que consumimos vem das mãos destes homens e mulheres que produzem nessas áreas.

Ainda na manhã desta sexta-feira, o deputado Chico Vigilante havia feito mais uma denúncia de grilagem de terras em Ceilândia.  De acordo com a informação, sem nenhuma cerimônia e sem medo da polícia, os grileiros fazem anúncios de venda de lotes em um stand montado na avenida principal do setor P-Norte, de Ceilândia. Os lotes que estão à venda ficam em uma área do Sol Nascente e é destinada para a construção de escolas, posto de saúde e creches.

“É importante que a população fique atenta para não acontecer o mesmo que ocorreu esta semana em Vicente Pires, onde moradores que compraram seus lotes de grileiros, tiveram as suas casas demolidas pela AGEFIS”, lembrou Chico. 

Ascom Deputado Chico Vigilante
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...