quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Mutirão de limpeza é realizado na Área de Desenvolvimento Econômico de Ceilândia


A Administração Regional de Ceilândia, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), iniciou nesta quinta-feira (6) mais uma ação de limpeza na região administrativa. Desta vez, na Área de Desenvolvimento Econômico, localizada no P-Sul. Aproximadamente 30 toneladas de lixo e entulho foram retiradas do local. 


Além da região, vários outros setores de Ceilândia foram beneficiados com os trabalhos de limpeza, roçagem e capinagem. Desde janeiro, foram retiradas cerca de 500 toneladas de resíduos sólidos na região administrativa, somente nos mutirões de limpeza. Os principais pontos que receberam as benfeitorias foram a QNN20 - Ceilândia Sul, QNN9 - Área Especial – Ceilândia Norte, QNN27 – Ceilândia Norte, Ceilândia Centro, Setor O, Hospital Regional de Ceilândia, IFB, e regiões do P Sul. 

No final do mês de julho, a Administração Regional recebeu equipamentos que estão sendo utilizados nos serviços de retirada de lixo e recolhimento de entulho, tapa buracos, jardinagem e reparos de estradas rurais e urbanas.  A intenção é agilizar as obras e demandas da população. Ao todo, são 26 máquinas, entre caminhões (Toco e Truck), caminhões pipa, munck, van, pás mecânicas, moto niveladoras, retroescavadeira, trator esteira. Todos os veículos, máquinas e equipamentos fazem parte de contrato gerido de forma compartilhada pela Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização (Segad) e pela Vice-governadoria.

Esforço 
Para manter Ceilândia sempre limpa, centenas de trabalhadores se empenham neste serviço. Quase 200 garis são responsáveis pela limpeza da região administrativa. Eles recolhem em média 13,5 mil quilos de lixo diariamente, somente na varrição, além da coleta domiciliar que recolhe mais 450 toneladas de lixo por dia. Para executar o trabalho, são utilizadas cinco pás mecânicas, 17 caçambas e 18 caminhões coletores. 

Além disso, a Administração Regional vem buscando alternativas na tentativa de evitar que moradores descartem irregularmente o lixo em áreas públicas, criando, em parceria com a comunidade, espaços dedicados à criação de jardins e a colocação de pontos de encontros comunitários (Pecs). 

O Administrador Regional de Ceilândia, Vilson de Oliveira, ressalta que o esforço em manter a região limpa tem sido grande. “ Estamos buscando parcerias para amenizar a situação do descarte  irregular do lixo em Ceilândia”, ressaltou.

Para a dona de casa Silvia Gomes Dias, 33 anos, não jogar lixo e entulhos em lotes vagos é uma ação importante para evitar também problemas de saúde. “Com a cidade limpa, evitamos a proliferação de baratas, ratos e outros bichos que acabam chegando até nossas residências”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...