quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Show musical “Canções Inquietas Para Meninos e Meninas” circula por Ceilândia em setembro


O show musical “Canções Inquietas Para Meninos e Meninas” tem como foco o público da primeira infância e vai circular pelo DF em setembro. São apresentações voltadas para alunos de creches e jardins de infância. O espetáculo é organizado em quatro módulos temáticos: Águas, Bichos, Flores e Folclore Brasileiro.
A peculiaridade da proposta destaca a mediação cênica como fio condutor de comunicação para as relações propostas pelo repertório. São representações lúdicas, coreografadas, com utilização de adereços de cena e animação de formas que facilitam a fruição do público infantil da primeira infância.
“Em nossa lida com as crianças durante os shows, observamos o poder do encantamento que pode se manifestar ao atrair os olhares atentos e o cantar junto, com palmas, dança e muita interação. ” Conta Ana Flávia Garcia, responsável pela direção e encenação do espetáculo.
Em outros momentos, a música funciona exatamente como uma trilha que ambienta e permite a dispersão momentânea. Em nossas pesquisas encontramos informações técnicas que amparam nossas impressões sobre estes efeitos, nosso desejo e nossos objetivos. ” Completa Ana Flávia.
O repertório traz cantigas e canções de roda e parlendas, todas de domínio público, que abordam temas relativos ao lúdico universo infantil. As canções são frutos de pesquisa deste vasto repertório da legítima música popular brasileira.
“A escolha do repertório vem do desejo de manutenção do vínculo com o cancioneiro popular, com sua autoria coletiva que se faz através da história do povo brasileiro, cheio de bonitezas e inteiro em uma totalidade que não se consegue captar, tamanha amplitude. Levar este repertório à primeira infância está relacionado em primeiro lugar com o próprio brinquedo, com brincar, cantar, embalar, entreter e encantar as crianças. A proposta é lúdica e celebrativa. A partir deste desejo, a proposta é elaborada com as possibilidades lúdico-motoras do canto, do jogo e da dança presentes nas manifestações populares, que nos parecem estar ficando mais silenciadas com o advento das novas tecnologias de comunicação e os modos de vida que elas engendram.” Detalha Ana.
“Desde a infância, crianças são expostas a ritmos e canções por adultos ou através da interação com o ambiente, é da natureza humana. A musicalidade é valiosa por si só e possui numerosos benefícios para todos, mas ritmo e música podem ser especialmente benéficos para o desenvolvimento durante os primeiros anos da criança. Músicas cantadas para as crianças ‘comunicam o amor do adulto e experiências de alegria e deleite, ensinando que o mundo é um lugar prazeroso e excitante’”. Convida.
“Ainda há o fato de que durante a primeira infância, muitas habilidades motoras se desenvolvem rapidamente, então a música e o ritmo podem ser utilizados para ajudar as crianças a trotar, saltar, apressar o passo ou aumentar a coordenação motora fina. As crianças podem ser inspiradas a dançar ou utilizar seus corpos de novas formas apenas pelo ato de ouvir música.” Sintetiza a diretora.
O projeto “Canções Inquietas Para Meninos e Meninas” foi contemplado no edital nº 05/2014 do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura do GDF, na finalidade Difusão e Circulação, módulo Circuito para Primeira Infância.
O Circuito Primeira Infância do FAC- DF possibilita que trabalhos como esse alcancem crianças muito pequenas, que comumente não tem acesso a essa especificidade estética, num trabalho elaborado com exclusividade para elas.

O público-alvo é formado por crianças de 0 a 6 anos, filhos de pais de baixa renda, crianças em medida protetiva, sob risco nutricional e filhos de mãe trabalhadora.

A programação conta com apresentações gratuitas no Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia, Santa Maria e Planaltina. São duas apresentações em cada um dos Centros de Educação da Primeira Infância (CEPI), em um total de dez apresentações.

Sobre a Banda Inquieto Facho:

Em cena a banda Inquieto Facho, que traz em seu repertório shows para crianças desde 2004 quando surge para o público no FINCA – UnB.

A Banda Inquieto Facho começou no Instituto de Artes (IdA –UnB) em 2004, com estudantes de artes cênicas e músicos. A característica do som sempre foi autoral e semiacústica. Eles criaram um repertório para “Crianças…” nesta época.

Foi a primeira versão do “Canções Inquietas para Meninos e Meninas”, além de outros dois shows com repertório para os festejos juninos e carnaval, também para os pequenos.

A Banda Inquieto Facho é formada por Alessandro Lustosa, Camila Modicóvski, Lucas Ferrari e Ricardo Ribeiro e a atriz e educadora infantil convidada  Kika de Moraes.

Ficha Técnica do espetáculo:

Coordenação Geral, Direção e Encenação: Ana Flávia Garcia,
Direção Musical: Lucas Ferrari
Produção: Carvalhedo Produções
Fotos: Thiago Sabino
Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Acha Brasília
Serviço: “Canções Inquietas Para Meninos e Meninas”
Data: 10 de setembro (quinta)
Local: Creche Mundo Mágico Kids (Lote 34 – St. M – QNM 4 – Conjunto O) Ceilândia Norte
Horários: 9:30 e 10:30

Data: 14 de setembro (segunda)
Local: Creche Beija Flor (Q. 107 – Conj.08 – Lote 01) Recanto das Emas
Horários: 9:30 e 10:30

Data: 17 de setembro (quinta)
Local: Jardim 116 (QR 116 – Conjunto H – Lote 09) Santa Maria
Horários: 9:30 e 10:30

Data: 21 de setembro (segunda)
Local: Creche Recriando (Lote 19A – St. O – QNO 11 – Conjunto A) Ceilândia
Horários: 14:30 e 15:30

Classificação indicativa: Crianças de 0 a 6 anos
Informações:  8139-2124
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...