terça-feira, 22 de setembro de 2015

Ceilândia recebe carreata de prevenção e combate à dengue


Com a proximidade do período chuvoso e a preocupação com a proliferação do mosquito da dengue, Ceilândia recebe nesta quarta-feira (23), a partir das 8h, a Carreata de Prevenção e Combate à Dengue. A passeata terá início no Sol Nascente e percorrerá as áreas com maior incidência dos focos até o centro de Ceilândia.


A carreta é organizada pela Secretaria de Saúde do DF, em parceria com a Administração Regional de Ceilândia, SLU, PM, Corpo de Bombeiros, Detran, Caesb,  Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e  Vigilância Ambiental. Aproximadamente 50 veículos farão o percurso. A ação tem como objetivo chamar a atenção da população sobre o risco da dengue, além de contribuírem na identificação e combate a possíveis focos do mosquito.

A região de Ceilândia conta com uma média de 12 postos de saúde. As unidades já estão fazendo um trabalho de prevenção com a comunidade, que será reforçado com a carreata. As ações de combate à dengue tiveram início na semana passada na região e conta também com ações educativas, visitas domiciliares com conscientização dos moradores e identificação de possíveis focos do mosquito, recolhimento de resíduos sólidos e materiais que possam acumular água, além de ações de orientação nas escolas.

Para o subsecretário de Vigilância à Saúde, José Carlos Valença, é preciso antecipar ao período das chuvas. “Por isso, é muito importante que a força-tarefa esteja nas ruas auxiliando os moradores e realizando a busca dos focos do mosquito”, frisa.

Segundo o Administrador Regional de Ceilândia, Vilson de Oliveira, as ações de prevenção são as maiores aliadas no combate ao mosquito. “Com a população consciente, evitando o acúmulo de lixo e os locais propícios para o acúmulo de água e possível proliferação do Aedes aegypti com certeza ficaremos livre da doença”, destaca.

A dona de casa Maria de Jesus Soares, 58 anos, diz que já aprendeu a lição. “Não deixo mais lixo acumulado em casa e observo se há algum local onde o mosquito possa se hospedar, como plantas, garrafas pet e outras vasilhas que possam estar espalhadas pelo quintal”.


Serviço:
Carreata de Prevenção e Combate à Dengue
Data: 23 de setembro, a partir das 8 horas
Local: Sol Nascente, P Norte e Ceilândia Centro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...