terça-feira, 15 de setembro de 2015

Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia, é referência entre escolas do DF



Fato Online - Mais de 12.500 alunos do Distrito Federal fizeram a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) neste sábado (12). Entre as escolas com um grande número de aprovados para a segunda fase está o Centro de Ensino Médio 09, em Ceilândia, com 75 estudantes. O bom desempenho dos alunos se deve a um projeto voluntário de ensino de matemática que acontece desde 2007: o Matemática Todo Dia.


Desde que o programa foi instituído, a escola já foi três vezes campeã consecutiva como melhor colocada do DF. Entre os inscritos, 112 alunos já ganharam premiações diversas e 20 ganharam bolsas de iniciação científica, que possibilitam os alunos a estudarem matemática por um ano na Universidade de Brasília (UnB).




O projeto

O projeto começou há mais de sete anos com a professora Alessandra Lisboa da Silva. “Eu via as outras escolas participando de olimpíadas e me perguntava porque nós não participávamos”, disse. Determinada, convidou seu marido, que nem trabalha na escola, para dar aulas de matemática de forma voluntária uma vez por semana. As aulas acontecem no período noturno, para que todos os turnos possam participar. Atualmente, ex-alunos também são voluntários, como monitores ou professores.

O projeto prepara os alunos para a segunda fase das olimpíadas. Via de regra, o estudo é feito de forma lúdica. “Normalmente fazemos jogos voltados para o conteúdo, e eles estudam em grupos de quatro pessoas”, conta. São 18 encontros por semestre.

“Pretendo participar todos os anos, pra ganhar conhecimento, experiência e concentração”, afirma a estudante Mariana Nunes, de 15 anos, do 1º ano do ensino médio.

Segundo a professora, o foco nas Olimpíadas de Matemática abriu caminho para outras competições. Hoje a escola participa de 15 Olimpíadas. Na de Robótica, já participou de duas finais. Já levou várias medalhas nas Olimpíadas de Astronomia e sempre é premiada na Mostra Brasileira de Foguetes. “Fomos apelidados de Escola de Talentos”, comemora a professora.

Olimpíada
A segunda fase das Olimpíadas de Matemática aconteceu neste sábado. Mais de 800 mil estudantes de milhares de escolas públicas de todos os estados fizeram as provas. Participam cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação de cada escola na primeira fase, que mobilizou mais de 18 milhões de estudantes de 5,5 mil municípios.

O resultado será divulgado em novembro de 2015. Serão premiados 6,5 mil alunos com medalhas de ouro, de prata e de bronze e 30 mil com certificados de Menção Honrosa. Cada aluno medalhista ganhará uma bolsa do CNPQ, durante 12 meses, no valor de R$ 100, além de um estágio em uma universidade pública.
Beatriz Ferrari / Portal Fato Online Imagens Sheyla Leal/ObritoNews/Fato Online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...