segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Festival de Brasília começa nesta terça (15) com filme de Ceilândia concorrendo à premiação



Começa nesta terça-feira (15) o 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que conta em sua programação com a 20ª edição do Troféu Câmara Legislativa, mostra que premia os filmes produzidos no Distrito Federal. A abertura oficial do Festival será às 20h30, no cine Brasília, com a exibição de "Um Filme de Cinema", recente produção de Walter Carvalho. A exibição dos filmes que concorrem ao Troféu Câmara começa na quinta-feira (17).
Dezoito filmes concorrem ao Troféu Câmara Legislativa, que distribuirá R$ 200 mil em prêmios, escolhidos dentre 81 produções inscritas para a Mostra Brasília. As sessões das mostras competitivas (às 20h30) e da Mostra Brasília (17h) acontecerão sempre no Cine Brasília. No dia seguinte à exibição oficial, os filmes poderão ser vistos na sala 4 do Cine Cultura Liberty Mall, em sessões que começam às 14h30.
Troféu CLDF - Criado em 1996 como um reconhecimento aos cineastas de Brasília e, ainda, como incentivo aos jovens realizadores que começavam a despontar no cenário local e nacional, o Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal é entregue anualmente durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 2015, foram selecionados 18 filmes (quatro longas e 14 curtas), que serão exibidos de 17 a 21 de setembro, gratuitamente, no Cine Brasília, no horário das 17h.
Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do cinema. Sujeito à lotação do local. Os filmes selecionados concorrerão em 14 categorias e os vencedores serão escolhidos por júri popular e oficial. Já em sua 20ª edição, o Troféu Câmara Legislativa premiou mais de 70 filmes, entre longas e curtas, além de categorias técnicas como direção, montagem e trilha sonora. Ao longo de duas décadas, a Câmara investiu cerca de R$ 2 milhões em prêmios para o cinema brasiliense.
Seleção - Os filmes que vão compor a programação da Mostra Brasília 2015 e disputar o 20º Troféu Câmara Legislativa foram escolhidos por uma Comissão de Seleção formada pelo diretor musical e compositor de trilhas sonoras José Eugênio Matos; a jornalista e artista plástica Maria Fátima Freire; o ator e vencedor do prêmio de melhor ator da Mostra Brasília de 2014, Marquim do Tropa; o presidente da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV), Norlan Silva e o diretor e produtor cultural Octávio Schwenck Amorelli.
O Júri Oficial que escolherá os vencedores do 20º Troféu Câmara Legislativa do DF, é composto por André Sachs, músico, produtor musical e compositor de trilhas sonoras para cinema e TV; Chico Sant'Anna, ator de cinema, teatro e TV e Jorge Bodanzky, fotógrafo, diretor e produtor de cinema e TV.
"Faz seu Corre" 
‘Faz Seu Corre’ é um curta-metragem totalmente independente, gravado nas ruas da Ceilândia, periferia de Brasília, onde os atores e protagonistas são os próprios moradores da cidade. O filme será exibido no dia 20 de setembro, na sessão das 17h, no Cine Brasília.
A produção, que tem o rap como trilha sonora, retrata um pouco da realidade de muitos jovens de periferia que estão na correria do dia a dia, além de mostrar situações rotineiras como a repressão policial, o abuso de autoridades e a discriminação. O curta foi produzido pela 2Palito Produções.
Sinopse:

Marquinhos se vê na missão de ajudar sua mãe após descobrir que ela passa por dificuldades financeiras e precisa pagar uma dívida pendente. Num lugar onde as oportunidades são escassas, ele usa toda sua sapiência e se vira como pode pra conseguir o dinheiro em tempo hábil.
O filme "Faz seu Corre" será exibido no Domingo (20/9).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...