quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Filme de Ceilândia concorre a prêmio em festival de cinema



O curta-metragem ‘Faz Seu Corre’, gravado nas ruas da Ceilândia, está concorrendo ao Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal, entregue anualmente durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A produção será exibida no dia 20 de setembro, na sessão das 17h, no Cine Brasília.

O curta mostra situações vividas diariamente por jovens das periferias do DF, como a repressão policial, o abuso de autoridades e a discriminação racial e social. Além disso, o filme traz como trilha sonora o rap símbolo de protesto e revindicações das comunidades. Além disso, os atores e protagonistas são os próprios moradores de Ceilândia, que voluntariamente participaram das gravações nos setores do P Norte, Ceilândia Norte e Expansão do Setor O.

O jovem cineasta idealizador do curta, Ricardo Soares, de 22 anos, mais conhecido como Palito, conta que escreveu o roteiro do filme baseado na realidade vivida e enfrentada por muito de seus colegas moradores de Ceilândia. Papel revela que quando começou as gravações com o apoio da comunidade teve a certeza que a obra teria um diferencial por retratar o cotidiano dessas pessoas.

Nascido e criado em Ceilândia, o cineasta conta que também já viveu situações retratadas no curta-metragem. “A maioria dos meus amigos de infância já morreram ou se perderam envolvidos com as drogas ou foram presos. Eu tive a escola e optei em querer mudar a minha realidade, mas é claro também teve coisas boas como pessoas que conseguiram subverter a situação e sair desse ciclo de violência que acaba te sugando”, diz o jovem cineasta.

Palito ressalta que o filme foi gravado sem pretensões de disputar prêmios ou ser mais uma obra que retrata apenas os grandes índices de violência nas comunidades. “O que queríamos não era mais um “clichê”, mas trazer questionamentos e gerar reflexão sobre como a violência é tratada nas periferias do DF e principalmente quem é mais exposto, o jovem pobre e negro uma dura realidade que vivemos”, desabafa palito.


Os filmes que disputarão o troféu foram escolhidos entre 81 produções brasilienses inscritas. São quatro longas-metragens e quatro curtas, que serão exibidos na Mostra Brasília durante o 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontecerá de 14 a 21 de setembro deste ano.

O prêmio
Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal foi criado em 1996 como um reconhecimento aos cineastas de Brasília e como incentivo aos jovens realizadores que começavam a despontar no cenário local e nacional. Os filmes selecionados concorrerão em 14 categorias, totalizando R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) em prêmios. Os vencedores serão escolhidos por júri popular e oficial.



Os vencedores do 20º Troféu Câmara Legislativa do DF serão eleitos pelos jurados: André Sachs, músico, produtor musical e compositor de trilhas sonoras para cinema e TV; Chico Sant'Anna, ator de cinema, teatro e TV e Jorge Bodanzky, fotógrafo, diretor e produtor de cinema e TV.

Serviço:
Exibição do curta-metragem de Ceilândia ‘Faz Seu Corre’
Data: 20/09 – Entrada franca
Local: Cine Brasília, no horário das 17h. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do cinema. Sujeito à lotação do local.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...