sábado, 12 de setembro de 2015

Força Aérea leva mutirão de cidadania em Ceilândia

A Força Aérea Brasileira (FAB) levou mais de 40 médicos e dentistas para atender à população do Condomínio Sol Nascente em Ceilândia. A Ação Cívico-Social está sendo realizada neste fim de semana (12 e 13) na Escola Classe 66 durante o 1º Mutirão da Cidadania.
No sábado (12), o atendimento teve início às 8h30 estendeu-se até as 17h. No domingo, o horário é entre 8h30 e 13h. A expectativa dos organizadores é que entre 4 e 5 mil pessoas participem da ação durante os dois dias.
A ação, organizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania Governo do Distrito Federal (GDF), prevê levar serviços de 31 órgãos públicos nos dois dias para a comunidade considerada uma das mais carentes do Distrito Federal.
A população terá acesso facilitado para confecção de documento de identidade, defensoria pública, defesa do consumidor, entre outros serviços públicos.
De acordo com o Subsecretário de Proteção às Vítimas de Violência do GDF, o bairro ainda não dispõe de posto de saúde. O mais próximo fica a 20 km, no centro de Ceilândia.
Os médicos da FAB que prestaram atendimento são das especialidades de Pediatria, Oftalmologia, Ortopedia, Ginecologia, além de Clínica Médica.
De acordo com o chefe do Serviço Regional de Saúde (Sersa-6) e coordenador da participação da FAB na ação, Major Médico Fábio Amadeo, a seleção das especialidades foi feita de acordo com necessidades identificadas na localidade.
O major, que tem 20 anos de serviço ativo militar, já participou de missões de atendimento de saúde à população em desastres naturais como no terremoto do Haiti e na região serrana do Rio de Janeiro.
“Se a gente tem como ajudar, estamos aqui para isso. É o papel da saúde. Temos que estar junto do cidadão”, afirma.
Saúde bucal
Uma unidade móvel de atendimento da Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília (OABR) esteve no local. Mais de 50 profissionais de saúde bucal se revezaram no atendimento de crianças e adultos.

Foram ministradas palestras sobre higiene a cada 30 minutos. Um escovódromo foi instalado no local para orientar a forma correta de escovação. Na clínica de prevenção foi feita aplicação de flúor.

Também foram realizadas palestras de saúde, motivacionais e formas de ingresso na Aeronáutica, além de atividades para crianças.
Para o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI Comar), Major-Brigadeiro do Ar Rogério Gammerdinger Veras, além de proporcionar atendimento médico e odontológico, "é uma oportunidade de nossos militares, muitos ainda jovens, desenvolverem espírito cívico e exercer a cidadania”, avalia.
Serviço:
Ação Cívico-Social da FAB na Condomínio Sol Nascente (Ceilândia)

Local: Escola Classe 66
Horários: Sábado – das 8h30 às 17h / Domingo – das 8h30 às 13h

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...