quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Mais de 20 mil reais em investimentos são destinados a juventude empreendedora em Ceilândia


O Laboratório de Empreendimentos Criativos do Jovem de Expressão durante o mês de Agosto abriu inscrições para mais um ciclo formativo, a seleção contou com a participação de 43 inscritos, no dia 18 de Setembro uma banca examinadora composta por representantes das entidades: Jonh Snow, Caixa Seguradoras, Sebrae DF e pela Oscip, Rede Urbana de Ações Socioculturais - Ruas, realizaram a selecão de 10 projetos que durante 5 meses irão participar de mais um ciclo formativo. 


Em sua segunda edição o edital irá fomentar e orientar projetos inovadores com foco na economia criativa, são destinados cerca de 20 mil reais em investimentos. Os selecionados receberão todo suporte necessário para o desenvolvimento de seus projetos, os jovens serão acompanhados durante 5 meses em atividades formativas, ao final do processo 5 ideias serão selecionadas e receberão investimentos de até 4 mil reais. 

O projeto ainda irá apoiar os outros 33 empreendimentos, esta fase é composta pelos projetos não selecionados para o edital de incubação. Com o apoio do Sebrae DF, os jovens irão participar das atividades do “Começar Bem”, programa voltado a especialização de novos empreendimentos.

Conheça agora os projetos selecionados para o edital de incubação 2015:

Coroa Abayomi.
Moradora da Ceilândia Danielle Morais é a fundadora da empresa de acessórios afro, Coroa Abayomi. O projeto tem como foco fomentar o empoderamento e resistência preta periférica. O projeto tem como foco estimular uma conversa franca sobre aceitação do cabelo natural, a valorização da beleza negra, moda, apropriação cultural e o uso de turbantes.

Báfrica Acessórios.
Ingrid Ohana moradora de Ceilândia é a idealizadora da Báfrica Acessórios, em seu negócio são produzidos brincos étnicos com temáticas africanas.

Agência de Fotografia.
Participante do Coletivo Expressão, grupo formado por jovens fotógrafos participantes do programa Jovem de Expressão,  Thais Moreira, moradora de Samambaia Norte, representa o projeto de uma Agência Fotográfica voltada a produção e atuação de peças destinadas  ao mercado cultural do DF.

NaturalMente.
Thayara Brito moradora de Águas Lindas do estado do Goiás é a representante do empreendimento NaturalMente, negócio voltado a venda e distribuição de sucos naturais terapêuticos e sanduíches.

Jornal Impresso.
Polliana Franco, moradora de Ceilândia, tem como objetivo realizar o lançamento de um Jornal Impresso construtivo e participativo em Ceilândia, o projeto busca abordar um tipo de jornalismo que não só aponta os aspectos negativos, mas que sugere mudanças e que evidencia o que a cidade tem de positivo. O objetivo é valorizar as pessoas, as boas histórias e o comércio local. O jornal ainda irá anunciar e divulgar negócios e serviços locais. A cidade possui quase 5 mil estabelecimentos e poucos canais para anúncios.

CEI Dance Crew.
Morador do Guará, Carlos Eduardo é o representante da Cei Dance Crew, um grupo de estudos de danças urbanas formado por meninos e meninas moradores da cidade de Ceilândia. O grupo é formado por jovens que se conheceram no Jovem de Expressão, programa social que apoia a cultura urbana. Os jovens se uniram buscando aprofundar seus conhecimentos em danças, com isso levam em suas apresentações movimentos diferenciados que buscam a união da cultura local e regional em seus trabalhos e mostras de danças realizadas dentro e fora da cidade.

Super Plock.
Vinícius Heidk representa a cidade do Riacho Fundo 2, em sua empreitada o jovem tem como empreendimento a marca Super Plock, negócio voltado a criação de identidades para carrinhos de pipocas que se locomovem pela cidade.

BellaDona Wear.
De Brazlândia, a rapper Tatiane Nunes, busca disseminar os produtos da marca de roupas BellaDona Wear, o negócio proporciona a seus clientes artigos contemporâneos pensados com o objetivo de agregar a auto estima, consciência, respeito, e a auto valorização dos elementos da cultura urbana. Com temáticas voltadas ao mundo do Hip Hop, a marca procura a interação politica e cultural, com o meio social, através das roupas. BellaDona Wear se dedica ao público feminino e também irá produzir peças voltadas ao mundo Fitness.

Afro Itinerante de Brasília.
Direto do Varjão, a cantora Layla Moreno, é a idealizadora do projeto, Afro Itinerante de Brasília, o programa atende seus clientes a domicilio ou em eventos culturais. São oferecidos um novo tipo de serviço de beleza afro com comodidade e eficiência.

Encontre uma diarista.
Elvis Alves morador de Brazlândia, é o idealizador do projeto, Encontre uma diarista, site que disponibiliza serviços específicos de diaristas. Lá os clientes terão a oportunidade de buscar por serviços pontuais como Lavagens, Passagem de roupas, dentre outras especialidades.

Os projetos serão apresentados em uma cerimônia de abertura de ciclo que será realizada no dia 25/09 às 9h no espaço do programa Jovem de Expressão localizado em Ceilândia Norte na EQNM 18/20, Praça do Cidadão. A data ainda marca o lançamento da nova marca do primeiro espaço colaborativo social do DF. Em uma nova fase o antigo Espaço Colaborativo adota uma nova marca, passando a se chamar Laboratório de Empreendimentos Criativos - Lecria. O projeto busca em sua nova fase instigar ainda mais o empreendedorismo criativo na construção e ampliação da economia solidária entre a juventude, oportunizando a inclusão de novas formas de empreender nas artes, danças, música, comunicação entre outros nichos.

Laboratório de Empreendimentos Criativos do Jovem de Expressão.
O projeto tem como meta orientar e dar todo suporte para projetos e ideias de negócios que tenham potencial de mercado, mas que ainda não contam com apoio para seu desenvolvimento, o projeto ainda oferece tanto para os participantes da incubadora como para empreendedores em geral, estrutura necessária, típica de escritório, para o desenvolvimento de seus empreendimentos.
O Laboratório Criativo é um lugar de experimentação e impulsionamento de novas formas de empreender. Em seu novo ciclo de atividades tem como meta fomentar novas metodologias de formação também em ambiente online e realizar uma maior frequência de oficinas formativas e intercâmbios. Dentre suas atividades o empreendimento trabalha com duas mobilidades:

A Incubadora de Negócios.
Na modalidade de incubação os tutoreados recebem 05 meses de apoio consultivo em grupo, 10 horas mensais de consultoria de Equipe multidisciplinar, 06 horas mensais de consultoria direcionada, 32 horas mensais de tutorias a distância integradas e 80 horas disponíveis de tutorias presenciais. Ao final do ciclo todos os negócios são avaliados.

O Escritório Compartilhado.
Consiste em um escritório compartilhado, com um formato que é inspirado no modelo de coworking. Oferece recursos e infraestrutura necessária para o desenvolvimento de pequenos negócios, oferecendo tudo que um escritório convencional possui. O espaço ainda proporciona aos participantes, oportunidades de networking e interação entre diferentes nichos de empreendedorismo.

Conheça mais sobre o Jovem de Expressão.
O programa Jovem de Expressão, é o programa social da Caixa Seguradora em parceria com a Rede Urbana de Ações Socioculturais -  Ruas, e Escritório das Nações Unidas - UNODC,  está presente na cidade de Ceilândia e tem como objetivo promover a saúde de jovens entre 18 aos 29 anos, realizando ações de terapia comunitária, prevenção à violência, ao crime e ao uso de drogas, tendo como objetivo o incentivo práticas saudáveis e empreendedoras entre a juventude.

Maiores informações:
Assessoria de Comunicação do Jovem de Expressão.
Contato: 33720957 /32240299/86372443
Programa Jovem de Expressão, QNM 18/20, Praça do Cidadão em Ceilândia Norte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...