segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Exposição interativa Sentidos do Nascer estréia em Ceilândia


A partir do dia 9 de outubro, os brasilienses vão experimentar as sensações de todas as etapas de uma gestação na exposição Sentidos do Nascer. Trata-se de um circuito onde homens e mulheres sentirão na pele como é estar grávida. O projeto foi idealizado pela pediatra, epidemiologista e coordenadora da Comissão Perinatal da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Lansky, e pelo professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Bernardo Jefferson de Oliveira. 

Ao entrar na exposição, os visitantes, homens e mulheres, veem sua barriga crescer por meio de uma tela de realidade virtual. Em seguida, passarão por uma espécie de farmácia onde diversos itens lhe são oferecidos, incluindo alguns produtos estranhos como, por exemplo, uma burca para amamentação.

Na etapa seguinte, recebem diversas opiniões de todos que sempre querem dar palpites para as futuras mamães: o parceiro, o médico, a enfermeira obstétrica, entre outros. Ao final, o público tem uma espécie de renascimento ao passar pelo colo do útero, como se fosse um bebê vindo ao mundo. 

A mostra tem o objetivo de levantar questionamentos que envolvem a percepção do nascimento e incentivar o parto normal. Em meio a uma epidemia de cesarianas no Brasil, Sentidos do Nascer busca uma mudança cultural que garanta o bem-estar e os direitos da mulher e do bebê nesse momento. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 57% dos partos realizados no Brasil são cesarianas, sendo que a taxa ideal seria de 15%.

A mostra já passou pelo Rio de Janeiro, Niterói e Belo Horizonte. No Distrito Federal, passará por Ceilândia (de 9 a 24 de outubro), pelo shopping Conjunto Nacional (de 30 de outubro a 25 de novembro) e pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães (de 1 a 5 de dezembro), dentro da programação da 15ª Conferência Nacional de Saúde. A entrada é franca.

Sentidos do Nascer é uma realização da Universidade de Brasília (UnB), Ministério da Saúde, BH pelo Parto Normal, Universidade Federal de Minas Gerais e Prefeitura de Belo Horizonte.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO SENTIDOS DO NASCER
ENTRADA FRANCA
Ceilândia (Praça Central)
9 a 24 de outubro | Terça a domingo | 9h às 18h
Conjunto Nacional (estacionamento ao lado)
30 de outubro a 25 de novembro | Segunda a sábado | 9h às 18h
Centro de Convenções Ulysses Guimarães - 15ª Conferência Nacional de Saúde
1º a 5 de dezembro | 9h às 18h
Classificação indicativa livre para todas as idades
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...