quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Saúde de Ceilândia promove curso de aleitamento materno


Cerca de 70 profissionais de saúde participam do 56º Curso de Aleitamento Materno da Regional de Ceilândia. O curso teve início nesta terça-feira (3) e se estenderá até quinta-feira (5), das 7h às 13h, cujo objetivo é capacitar e treinar profissionais de saúde para a importância do aleitamento materno.

Segundo a pediatra e coordenadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) de Ceilândia, Lyana Almeida, os encontros visam sensibilizar os profissionais de saúde quanto da importância da IHAC com vistas da reavaliação dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.
Durante as aulas práticas, os participantes visitaram a Unidade da Maternidade e o Banco de Leite para conhecer os serviços realizados com as mães no período de internação. Médicos, residentes, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem são as especialidades que se destacam no curso.
A Regional de Saúde de Ceilândia se prepara para reavaliação que deve acontecer até final deste mês, quando serão avaliados e seguidos os 10 passos para Iniciativa Hospital Amigo da Criança:
1 - Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitido a toda equipe do serviço;
2 - Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma;
3 - Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação;
4 - Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto;
5 - Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos;
6 - Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica;
7 - Praticar o alojamento conjunto-permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia;
8 - Encorajar a amamentação sob livre demanda;
9 - Não dar bicos artificiais ou chupetas às crianças amamentadas;
10- Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.
Ascom SES
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...