quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Curta-metragem espanhol acontece em Ceilândia neste final de semana


O projeto EconUbuntu, realizado pela Flor Labore – APAS (Agência de Pesquisa e Ação Social) em parceria com Associação Solidária Andaluzia de Desenvolvimento –  ASAD, e a Casa Viva – Assessoria, Formação, Arte e Cultura, acontecerá entre os dias 5 e 17 de dezembro, em 2015. A programação se divide em entre seminários e oficinas educativas e diálogo comunitário. Dentre as atividades será exibido o filme Econopoly 4.0 que trata sobre questões ligadas a um novo modo de pensar a economia.

O curta simula um ambiente de videogame, onde o mundo é um jogo de tabuleiro e todas e todos somos jogadorxs, podendo sobreviver com duas estratégias possíveis: uma economia justa da qual se beneficiam os 7 bilhões de participantes (toda população mundial) ou uma economia assimétrica que perpetua o desequilíbrio do jogo.
No jogo de tabuleiro sugerido pelo filme, onde somos todos jogadores de um jogo desigual, possuímos nossa minicarta, e com ela podemos mudar a lógica atual. Produzido pelo Coletivo espanhol La Editora, Econopoly 4.0 é uma produção audiovisual que aborda economia de forma lúdica, colocando a reflexão “e se nossa economia fosse um jogo? ”.
O projeto EconUbuntu abrangerá as seguintes comunidades periféricas do Distrito Federal: Ceilândia, Brazlândia, Fercal e Planaltina. Foi concebido e desenhado em torno da necessidade de divulgar o curta Econopoly 4.0 no Brasil, tendo em vista que a temática dialoga com contextos e necessidade destes locais, seja no campo dos Direitos Humanos, de assuntos socioambientais, no empoderamento de comunidades, processos de descolonização e outros temas.
O nome EconUbuntu veio da relação com a palavra Ubuntu, que significa a ideia de uma existência co-dependente, onde o “eu”, tão perpetuado pela sociedade atual, só existe a partir do “nós”. Ou seja, entendimento de indivíduo enquanto parte de um grupo, membro de uma comunidade, tribo.
A ação visa incentivar a mobilização e a formação dos cidadãos, a partir do entendimento de que cada pessoa é como uma minicarta capaz de animar redes, com vistas ao fortalecimento de potenciais locais, agindo como ferramenta da transformação que necessitamos enquanto coletividade.
SERVIÇO:
Projeto EconUbuntu
Site do projeto: www.econubuntu.tk
Período de realização: de 5 de dezembro a 17 de dezembro de 2015
Locais:
Comunidades: Ceilândia, Brazlândia, Fercal, Planaltina
Universidades: Universidade de Brasília, Faculdade Dulcina de Moraes
Contato:
Natalia Maria (Coordenadora): (61) 8178-5825
Lucas Eduardo Dantas (Assessor de Comunicação): (61) 8149-4264
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...