sábado, 5 de dezembro de 2015

Estudantes fazem cantoria para pacientes do Hospital Regional de Ceilândia


Estudantes do curso de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília e Uniplan visitaram, na manhã desta sexta-feira (4), pacientes internados no Hospital Regional de Ceilândia e fizeram uma bela cantoria.

A fisioterapeuta Renata Nóbrega disse que, sempre no encerramento das atividades do estágio de fisioterapia, os acadêmicos fazem uma atividade lúdica. "Como agora estamos próximos às comemorações do Natal, os alunos resolveram se apresentar com o gorro do papai Noel e cantar para os pacientes", conta.
Quando os estagiários foram à internação da clínica médica encontraram o paciente Marcio Ferreira, internado há três anos. Ele ficou muito emocionado e disse que achou tudo muito bonito. "A música alegrou o ambiente, gostei muito. Quero que eles voltem outras vezes", disse o paciente.
Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, os alunos perguntaram se algum paciente gostaria de ouvir uma canção em especial. José Asileiro, que se recupera de uma AVC (acidente vascular cerebral), pediu que cantassem uma música bem animada da Ivete Sangalo.
POSITIVO - A professora Fernanda Garrido, que acompanha os alunos que passam pela UTI, ressalta que a música tem um fator de ajuda na melhoria das condições dos doentes. "Está comprovado por diversos estudos que a musicoterapia tem uma intervenção positiva na recuperação do paciente, mesmo que ele esteja inconsciente", conta Fernanda.
Karine Dutra, professora de fisioterapia que atua no HRC desde 2008, lembra que é uma experiência muito positiva. "Tanto os alunos quanto pacientes e acompanhantes participam da cantoria, expressam emoções muitas vezes contidas, independentemente de ser criança ou adulto. Fazemos esta atividades no final de cada semestre e cada vez mais sentimos a adesão dos alunos," descreve a professora.
Mais de vinte alunos participaram da cantoria pelo HRC e prometeram voltar no próximo semestre.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...