terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Secretaria de Cultura anuncia apoio para os desfiles das escolas de samba, mesmo com crise financeira

O ano mal começou e o Carnaval já foi pauta de uma reunião que tomou boa parte da tarde do governador Rodrigo Rollemberg, ontem, no Palácio do Buriti. De acordo com matéria publicada no Jornal de Brasília, a expectativa é de que o governo anuncie, hoje à tarde, de que forma - e com quanto - contribuirá com os organizadores da folia no DF.

O valor, segundo a Secretaria de Cultura, ainda não foi definido e os técnicos trabalham para chegar ao número. No orçamento para este ano, estão previstos R$ 5,7 milhões para a festa, conforme aponta Geomar Leite, presidente da  União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo do DF (Unesbe).  

Ele diz que, além desse valor,  os organizadores do Carnaval conseguiram, junto aos deputados distritais e por orientação do próprio governador, R$ 7,5 milhões em emendas parlamentares.  “Em 11 de dezembro, o governador nos mandou à Câmara Legislativa em busca de apoio e disse que nos receberia em seguida. Mas eles não nos recebe”, lamentou Leite. “Não estou entendendo onde o governo quer chegar”, emendou.

Sem comunicação
Ele diz que saberá apenas hoje, quando a Secretaria de Cultura deve fazer o anúncio em entrevista coletiva, o que pretende o Executivo para a festa. “Não estou entendendo até onde estão querendo chegar. Estão chamando para uma coletiva, sem terem conversado com a gente”, insiste.

No ano passado, Rodrigo Rollemberg argumentou que, com a crise financeira e o rombo nas contas do DF, não poderia apoiar o Carnaval, com dinheiro, antes mesmo de tomar posse.  E, no dia 6 de janeiro, confirmou a informação, anunciando que não haveria desfiles das escolas de samba no Distrito Federal. 

O governo apoiou, em 2015, apenas os blocos de rua, dando-lhes estrutura, como instalação de banheiros químicos e reforço no policiamento.  

“O próprio governador pediu que guardássemos as fantasias do ano passado. Se liberarem o dinheiro agora, vamos tentar finalizar a tempo da festa deste ano”, argumentou Leite, lembrando que falta apenas um mês para a folia. 

Milena Lopes do jornal de Brasília
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...