sábado, 23 de janeiro de 2016

Segurança pública no fim de semana será reforçada para o pré-carnava

A segurança em Brasília ganhará reforço neste fim de semana para a saída de blocos do pré-carnaval. No sábado (23), o policiamento será intensificado para a passagem do bloco Suvaco da Asa e em áreas próximo à folia, que ocorre no Eixo Monumental (entre a Funarte e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães), das 10 às 22 horas. Além do efetivo da Polícia Militar, haverá 125 seguranças privados, 30 brigadistas e 3 unidades de terapia intensiva móvel (UTI-Móvel). Os estacionamentos do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e do Ginásio Nilson Nelson também receberão reforço.

Para o deslocamento do bloco, por volta das 15 horas, agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) vão interditar quatro das seis faixas da Via S1, no Eixo Monumental. De acordo com o órgão, se for preciso, as outras duas também poderão ser fechadas. Serão 45 agentes de trânsito, 20 viaturas operacionais para sinalização e controle de tráfego, aeronave, dois guinchos e empilhadeira.
A fiscalização de veículos estacionados sobre o gramado, avisa o Detran, será rigorosa, com a presença de guinchos e de empilhadeira. Não será permitido parar na grama ao longo das duas margens da Via S1.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, 300 banheiros químicos estarão disponíveis para a população. Crianças perdidas deverão ser encaminhadas ao palco, para que a equipe de segurança localize os responsáveis. Bebidas alcoólicas só poderão ser comercializadas nas tendas autorizadas até as 21h30.
Domingo
No domingo (24), foliões que forem aproveitar o bloco Maria Vai Casoutras, na quadra comercial da 201 Norte, das 16 às 22 horas, vão encontrar reforço do 3º Batalhão da PM (Asa Norte). O Detran vai fechar a via de acesso de veículos aos comércios da 201 e da 202, das 16 às 21 horas. A autarquia também vai fiscalizar veículos estacionados irregularmente e condutores alcoolizados.

O Grito de Carnaval de Ceilândia sairá na EQNM 1/3, das 11 às 19 horas. Segundo a polícia, uma base móvel ficará no evento. Segundo o Detran, não há previsão para fechamento de via no local, mas, se necessário, os agentes poderão fazer interdições. O departamento vai fiscalizar veículos estacionados de forma irregular e condutores alcoolizados.
De acordo com a Polícia Militar, a expectativa é que haja 50 mil participantes no Suvaco da Asa, mil no Grito de Carnaval de Ceilândia e 400 no Maria Vai Casoutras. Os três blocos contarão ainda com a presença do Corpo de Bombeiros Militar, com 40 agentes e dez viaturas no primeiro; quatro viaturas e 20 bombeiros militares no segundo; e quatro a seis viaturas e 30 agentes no terceiro. 
Transporte
As linhas de ônibus seguirão a tabela normal de fim de semana, segundo informação do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Porém, a depender da demanda, é possível que sejam reforçadas as linhas que saem do Cruzeiro e da Rodoviária do Plano Piloto para o Eixo Monumental, especialmente no início e no final da saída do Suvaco da Asa. Para os outros dois blocos, não há programação específica.

Segundo a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), o horário de funcionamento será normal: no sábado, das 6 às 23h30; no domingo, das 7 às 19 horas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...