segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Sol Nascente em Ceilândia recebe ação de combate ao Aedes Aegypti

Os moradores do Setor Sol Nascente de Ceilândia, próximo ao Córrego da Coruja, receberão a visita dos agentes comunitários de Saúde e da vigilância ambiental para orientação quanto ao combate do mosquito causador da dengue, Zika e Chikungunya, a partir desta terça-feira (19). A ação vai até sexta-feira (22).
O objetivo é conscientizar a população no combate ao mosquito. "Os nossos agentes comunitários de saúde e da vigilância ambiental vão bater de casa em casa para distribuir panfletos educativos e dar orientações", relata o analista de Políticas Públicas, Paulo Ricardo do Ramos.

Os agentes se reunirão no centro de saúde 12 (QNQ 3/4 Área Especial – Setor QNQ), nesta terça-feira (19), a partir das 8 horas, e irão visitar as casas para identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti e, se necessário, fazer o tratamento químico do local. Os moradores serão orientados a fazer inspeções rotineiras e também a recolher lixo, entulho e bens inservíveis, os quais serão recolhidos na quinta-feira (21) e sexta-feira (22) por equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Segundo Paulo Ramos, enquanto durar a semana de prevenção à dengue, todos os centros de Ceilândia promoverão momentos de diálogo com a comunidade sobre a dengue, Zika e Chikungunya antes do início das palestras educativas dos programas oferecidos pelas unidades.
Ceilândia não tem risco de uma epidemia de dengue ou das outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Houve apenas um caso confirmado neste início de ano. Paulo Ramos, acredita que isso tudo é reflexo das ações contínuas realizadas pelos agentes de vigilância ambiental e do cuidado da população em se prevenir da doença, não deixando água parada ou acúmulo de lixo.
Paulo Ramos cita que em 2015 foram realizadas várias atividades de conscientização, tais como fórum com líderes comunitários, carreata, parcerias com Bombeiro Mirim e comércio de Ceilândia, além das atividades em escolas e nas estações de metrô da região.
Agência Brasília

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...