quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Detran implanta novo sistema contra fraudes

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Jayme Amorim, anunciou hoje o início da implantação da biometria e da telemetria nos exames práticos e teóricos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, visando impedir que candidatos consigam a carteira por meio fraudulentos e evitar que pessoas despreparadas comprometam a segurança do trânsito.

O novo sistema foi anunciado durante entrevista coletiva concedida pela Polícia Civil e o Detran-DF, na manhã desta quarta-feria (24) no Departamento de Polícia Especializada, para dar esclarecimentos sobre as fraudes detectadas durante o exame de candidatos para a obtenção da CNH. 

O processo fraudulento foi denunciado pelo próprio Detran, que solicitou a ajuda da PCDF na investigação do caso que culminou na prisão de 10 pessoas. Todas foram indiciadas por formação de quadrilha e falsidade ideológica e podem pegar até 12 anos de prisão.

A entrevista coletiva foi dirigida pelo coordenador de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e as Fraudes, Jeferson Lisboa Ximenes, que destacou a importância do Detran no processo, em função da relevante colaboração nas investigação. A coletiva contou também com a presença da diretora do Departamento de Polícia Especializada, Mabel Alves Faria Correa, e o diretor de Falsificação e Defraudações, Joás Rosa de Souza.

Identificação biométrica

Para garantir a segurança do processo de habilitação, o Detran está implantando o sistema biométrico de identificação de candidatos por meio de digitais. Também será instalado em todos os veículos cadastrados pelas autoescolas o sistema de telemetria para o monitoramento e controle das aulas práticas. 

O Detran pretende estar com 30% do sistema funcionando dentro de um mês. A expectativa é que até maio o sistema esteja operando plenamente, com todas as aulas sendo monitoradas eletronicamente e com todos os candidatos sendo identificados pela nova tecnologia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...