quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Estoque de sete tipos de vacina está zerado no DF

De acordo com matéria publicada hoje (11) no Jornal de Brasília, o Distrito Federal está com o estoque zerado de sete tipos, e parte deles ainda não tem previsão de reposição. São as vacinas contra as hepatites B e A, antitetânica (dT adulto), DTP (difteria, tétano e coqueluche), dTpa para gestantes (difteria, tétano e coqueluche acelular), dTpa infantil e soro antirrábico.

Outra vacina com estoque zerado, a dTpa para gestantes reforça a proteção contra coqueluches. A vacina entrou 2014 no calendário nacional de vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ajuda a diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos. “Sem a prevenção, claro que o bebê fica exposto”, completa a infectologista.

O repasse dessas vacinas é realizado via Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, por meio de nota, até o fim do mês de fevereiro, as vacinas contra hepatite B e DTP deverão estar à disposição da população. No entanto, ainda não há previsão para o reabastecimento dos demais imunobiológicos. O órgão afirma que continua em constante diálogo com o Ministério da Saúde para regularizar todos os abastecimentos.

*Informações do Jornal de Brasília
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...