quarta-feira, 9 de março de 2016

Criadouro do Aedes aegypti é encontrado em Centro de Saúde de Ceilândia

O Brasil tem sido protagonista nas ações de controle da doença e, desde que decretou Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, o Ministério da Saúde se colocou à disposição da Organização Mundial de Saúde (OMS) para esclarecimentos e fornecimento de materiais técnicos.
Esta semana o programa Saúde na Escola mobiliza 18 milhões de estudantes em todo o Brasil no combate ao Aedes aegypti.

Aqui no Distrito Federal, na contra mão das recomendações do MS, no Centro de Saúde nº 12, na Ceilândia, cidade satélite do DF, fotos comprovam a existência de um criadouro do mosquito Aedes aegypti, na laje do referido centro.
Segundo denúncia do sindicato dos médicos do DF, dentro da sala de atendimento do Centro de Saúde, servidores perceberam o excesso de muriçocas e também do mosquito da dengue. Como sabiam que eles não poderiam ter vindo de longe, começaram a rastrear o foco, até descobrir no telhado do posto.
Conforme relato de servidores que por motivos óbvios não quiseram se identificar, o Centro de Saúde atende a gestantes, e tem 02 servidoras grávidas. Os médicos que descobriram o criadouro do Aedes aegypti, estão sendo hostilizados pela gestão, com notificação para se explicar.
A recomendação do Ministério da Saúde é para que a população, principalmente mulheres grávidas e em idade fértil, evitem o contato com o Aedes aegypti, utilizando repelentes para se proteger da exposição de mosquitos, mantenham portas e janelas fechadas ou teladas e usem calça e camisa de manga comprida. Essas orientações devem ser seguidas pelas pessoas que estejam doentes para evitar que estas sejam fonte de transmissão.
Pelo que se pode constatar, as recomendações do MS não estão sendo colocadas em prática no Centro de Saúde.
O Sindicato dos Médicos do DF foi acionado e deve comparecer na unidade ainda esta semana.
Tentamos entrar em contato com a Secretaria de Saúde, mas até o fechamento desta matéria, não logramos êxito.

*Por Kleber Karpov / Política Distrital



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...