segunda-feira, 7 de março de 2016

Parceria do GDF com o Senai leva cursos profissionalizantes a moradores do Sol Nascente

Com os certificados de conclusão dos cursos de auxiliar administrativo ou de operador de micro em mãos, 23 moradores do Sol Nascente, em Ceilândia, anseiam ter a qualificação no currículo. Eles concluíram a disciplina oferecida pelo governo local em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e — a partir de hoje — dão lugar a outros alunos-vizinhos que buscam capacitação profissional no espaço: duas unidades móveis estão estacionadas na entrada da feira do produtor.

Antes mesmo de receber o certificado, Luciana Garcia, 35 anos, fazia planos para dar continuidade aos estudos. Encerradas as aulas de auxiliar administrativo, ela aguarda uma oportunidade em duas outras capacitações: de eletricista de instalação predial e de aplicador de revestimento cerâmico. “Estou desempregada e aproveitei a chance para agregar conhecimento e ter mais conteúdo no currículo”, conta.
Os módulos — que continuam com inscrições abertas no local — são resultado de uma parceria da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) com o Senai no valor de R$ 100 mil. No total, 400 pessoas serão contempladas. Quem tiver interesse pode ir até as unidades móveis e se informar. Técnicos da companhia mostram as opções, recolhem dados dos moradores e entram em contato à medida que novas turmas são abertas.
A coordenadora Hellen de Araujo, da Assessoria de Mobilização Social da Codhab, destaca a importância da atividade, que tem o objetivo de promover trabalho e renda na região: “Queremos qualificar e ampliar o mercado de trabalho para esses moradores por meio do conhecimento”.
Sem férias
Irmãos, Eduardo Ferreira, 16, e Kelly Ferreira, 17, não se arrependem de terem dividido as férias escolares com outro tipo de estudo. O curso, que tem 200 horas/aula, foi iniciado em novembro e encerrado apenas na primeira semana de março.

“Valeu a pena. Aprendi muita coisa que não tinha nem ideia de como era. É uma chance para poder procurar um emprego no horário contrário à aula [escolar]”, avalia Eduardo. Para ele, o conteúdo mais atrativo foi de logística. As aulas incluíam ainda elementos administrativos, matemática financeira, gestão de materiais, marketing e conhecimentos de computação.
Um dos quatro professores encarregados do treinamento para auxiliar administrativo, Leonardo Ribeiro, elogia o comprometimento da turma. “Com chuva ou sol, eles não faltavam. Deram uma importância enorme, queriam muito aprender”, orgulha-se.
As unidades móveis são equipadas com ar condicionado, projetores e quadro. A que abriga a disciplina de operador de micro também tem computadores. Os alunos recebem kit com material escolar e uniforme.
Divulgação
Diariamente, moradores da região procuram informações sobre os cursos em tenda montada ao lado das unidades. Os que se inscreveram souberam da oportunidade de diferentes maneiras, pela televisão, no site da companhia, por visita de técnicos às casas, pelos vizinhos. Foi o caso de Eliene Rabello, 40, e Luciele Costa, 25. Elas foram avisadas, respectivamente, por Elza Queiroz, 49, e Aniceser Sabino, 31.

Agora que concluíram os estudos, os alunos das primeiras turmas formadas querem apresentar familiares e amigos à proposta. “Sempre comento com quem eu vejo pela rua. Falo para todo mundo vir aqui”, conta Roberval Lourenço, de 46 anos.
Nas unidades móveis do Sol Nascente, em Ceilândia, as oportunidades são para auxiliar administrativo e de operador de micro, mas no local também são preenchidas guias de inscrições para outras disciplinas ministradas no Senai de Taguatinga. São elas: mecânico de manutenção em automóveis, aplicador de revestimento cerâmico, mestre de obras, instalador hidráulico predial, padeiro, pedreiro de alvenaria, montagem e configuração de microcomputador e eletricista de instalação predial.
Cursos de capacitação no Sol Nascente
Unidades móveis do Senai, na entrada da feira do produtor 
De segunda a sexta-feira 
Das 8h às 12h e 14h às 17h 
Mais informações: (61) 9163-1049
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...