quinta-feira, 7 de abril de 2016

Projeto realiza a troca gratuita de exemplares em comemoração ao Dia do Livro Infantil, em Ceilândia

A Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade, com o apoio da Administração Regional e da vice-governadoria, promove, entre os dias 11 a 23 de abril, das 8h às 22h, o projeto “Troca-Livros.com”. Um dos principais objetivos do evento é oferecer ao público e usuários a oportunidade de renovar e adquirir exemplares de graça. A ação pretende, ainda, incentivar o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos e comemorar o Dia do Livro Infantil, no próximo dia 18.

Para participar, é preciso levar quaisquer gêneros literários, livros didáticos, apostilas de concursos, gibis, revistas e enciclopédias que estejam em bom estado de conservação. A atividade é gratuita e aberta à comunidade, e não há limite de idade. Durante a abertura do evento (11/4), também será ofertada a oficina “Movimento da Palavra”, que será realizada na sala multiuso do Centro Cultural, com duas sessões, das 9h às 10h e das 10h às 11h. A proposta é trazer a literatura para a linguagem corporal, por meio da leitura.  

Na edição realizada em novembro do ano passado, cerca de 2 mil livros dos mais diversos gêneros foram trocados entre a comunidade, alunos de escolas públicas e usuários da biblioteca pública de Ceilândia. Em sua sétima edição, a estimativa é que sejam trocados no evento cerca de 3 mil exemplares. A feira ocorre duas vezes ao ano e é realizada por equipes de educadores da biblioteca Carlos Drummond de Andrade.

Para o vice-governador, Renato Santana, que já foi usuário da biblioteca pública de Ceilândia, a abertura do local, que estava fechado desde 2011, foi fundamental para que a comunidade pudesse usufruir e aproveitar o espaço. “Quando assumimos o governo, encontramos uma biblioteca trancada. Nossa primeira iniciativa foi recuperar e revitalizar o espaço e entregar à população de Ceilândia”, ressalta Renato Santana.

Uma das idealizadoras do projeto, a professora Eliane Regina de Andrade explica que a ideia é incentivar o contato da comunidade ceilandense com o livro e o prazer da leitura. “O livro pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, onde os leitores podem ir aos lugares mais espetaculares da imaginação. Além de informar, ele é ferramenta de transformação social”, acredita Eliane.

Voluntariado
Durante a realização do evento no dia 11, também haverá o lançamento do projeto de voluntariado “Todos Juntos Mais Você”, que tem por objetivo promover a valorização do voluntariado, proporcionando oportunidades aos estudantes e à comunidade em geral, o resgate da cidadania e da solidariedade, por meio da participação nas atividades desenvolvidas na biblioteca.

Os interessados poderão atuar em diversas áreas, como organização do acervo bibliográfico e auxílio à pesquisa; jardinagem; artes visuais; música; teatro; informática; realização de oficinas pedagógicas; matemática e português para participação no projeto “Tira-dúvidas”; aulão para concursos e vestibular; palestras; pequenos reparos e doações de mobiliário.

Centro Cultural
Em março de 2015, a Administração de Ceilândia, com o apoio da vice-governadoria, juntamente com artistas locais, voluntários, estudantes e a comunidade, iniciaram o programa de revitalização do Centro Cultural de Ceilândia e da Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade, que estavam fechados desde 2011. O espaço recebeu um grande mutirão, quando foram realizadas benfeitorias, como a limpeza do local, pintura e grafitagem.

Essa foi à primeira ação de revitalização do local desde que foi inaugurado, em dezembro de 1993. Atualmente, o espaço recebe projetos de dança, música e oficinas profissionalizantes para a comunidade de Ceilândia.

Condições para atuar como voluntário:
•          Ter idade superior a 18 (dezoito) anos;
•          preencher o cadastro na Biblioteca;
•          participar de entrevista para aferir o perfil e a área de interesse (contato posterior por telefone ou e-mail)
•          ter formação ou experiência na(s) área(s) de interesse.

Serviço:
Projeto “Troca-Livros.com”
Data: 11 a 23 de abril, das 8h às 22h
Endereço: Biblioteca Pública de Ceilândia, QNN 13, Módulo B - Área Especial - Ceilândia Norte
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...