sábado, 23 de abril de 2016

Sol Nascente em Ceilândia recebe mutirão de limpeza

Vinte caminhões e uma pá mecânica da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) começaram a retirar entulhos na manhã deste sábado (23), na Vila Madureira, no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhou o início dos trabalhos e depois percorreu por cerca de duas horas e meia as ruas da região.

Na sexta-feira (22), o chefe do Executivo do DF esteve no local para ouvir a população. Na ocasião, Rollemberg se comprometeu a pedir que equipes de tapa-buracos visitassem o lugar e a solicitar que o transporte público volte a circular na região. "O objetivo desta nova visita é avaliar o estado geral da área, as condições das ruas e as de urbanização", ressaltou Rollemberg. Além do Sol Nascente, a revitalização vai atingir a área central de Ceilândia.
O diretor-administrativo da Novacap, Júlio Menegotto, afirmou que a partir de segunda-feira (25), além da limpeza, o mutirão vai atuar na poda de árvores, na roçagem do mato alto e na operação tapa-buracos. "Pretendemos terminar esse serviço até o próximo sábado [30]", frisou.
A exemplo de ontem, Rollemberg esteve nas obras dos Trechos 1 e 2, onde entrou em diversas ruas para avaliar as condições da região. "É uma ação continua do governo para melhor a infraestrutura local", citou.
Também acompanharam o governador o administrador regional de Ceilândia, Vilson José de Oliveira, e a deputada distrital Luzia de Paula (PSB).
Infraestrutura
Das 200 ruas que terão intervenção no Trecho 1, 16 receberam pavimentação. Quatro delas, as principais por onde circula o transporte coletivo, foram asfaltadas para garantir velocidade e suportar o tráfego. As vias internas foram cobertas por bloquetes, que evitam poças d'água e produzem menos ruído. O trabalho continuará na próxima semana nas ruas H-01 e V-98.

Foram feitas 360 ligações de rede de esgoto na Bacia A do trecho. Na medida em que a rede estiver pronta, os moradores serão autorizados oficialmente a fazer a ligação. Com relação à drenagem pluvial, 22% dos trabalhos estão feitos. A bacia de contenção 6 está pronta para receber água e a 7 está sendo finalizada.
As obras do Trecho 2 do Sol Nascente também estão em andamento. O local recebe redes de drenagem e de esgoto. Segundo Rollemberg, a expectativa é que as obras no último trecho comecem ainda neste ano.
Investimentos
O conjunto de intervenções no Sol Nascente vão beneficiar os cerca de 100 mil moradores do setor. As obras se iniciaram em fevereiro do ano passado pelo Trecho 1, o que tem o andamento das benfeitorias mais avançado. O investimento total será de R$ 187,6 milhões e está inserido no plano de obras que o governo divulgou no segundo semestre do ano passado. Os recursos são da Caixa Econômica Federal (95%), com contrapartida do Executivo local (5%).

Feira
Antes de iniciar a visita ao Sol Nascente, Rollemberg tomou café da manhã na Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia e conversou com comerciantes.

Ela funciona diariamente das 5 às 18 horas. Desde 2009, a estrutura está na QNP 17, Área Especial. Segundo o diretor administrativo da feira, José Soares Pereira (conhecido como José Júnior), o movimento mensal é de 5 mil pessoas e há aproximadamente 2 mil empregados no local. São vendidas média de 29 toneladas de produtos, principalmente frutas e verduras, por mês.
*Informações Agência Brasília
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...