terça-feira, 28 de junho de 2016

Formada, em parte, por músicos com deficiência, banda Zaktar lança DVD em Ceilândia

A Zaktar, banda brasiliense de reggae composta por oito artistas, quatro deles com deficiências, volta ao palco para gravação do seu mais novo DVD, fruto do projeto “Abra Sua Mente” – contemplado pelo fundo de Apoio à Cultura (FAC).
O show de gravação trará uma releitura dos últimos trabalhos da banda, além de músicas inéditas compostas para esse projeto. Com participação especial do rapper GOG, o público poderá escutar, em primeira mão, “Na Lama”, composição de Luciano Mendes que conta a história de um morador de rua que é invisível perante a sociedade, mas que luta contra tudo e todos para sair da lama em que está. “Vai, seja feliz”, também de autoria de Luciano, fala do fim de um relacionamento em que os envolvidos, apesar de toda dor, encaram o rompimento de maneira positiva.
O repertório inclui ainda as canções “Não desista da nossa história”, “Plante paz”, “Pode acreditar”, “Homens corruptos”, “Siga em frente”, “Palavras em vão”, “Som da revolução”, Excelências”, “Deixa eu cantar com você, “Nosso valor”, “Guerreiro”, “Ao amanhecer”, “Não vou chorar” e “Quero te ver passar”.
Sobre a Zaktar - A banda foi criada em 2001, a partir do projeto Babilônia Musical, de autoria do professor e músico Luciano Mendes de Oliveira. O objetivo inicial era estimular o aprendizado de música, desenvolver a sensibilidade artística, a coordenação motora e a socialização. Ao longo das aulas, Luciano percebeu que os alunos tinham potencialidade e vocação musical. O resultado do trabalho superou suas expectativas, o que o estimulou a apostar em novas conquistas. Surgiu, então, um novo projeto com foco na profissionalização e inclusão do grupo por meio da música, aproveitando assim o talento e facilidade demonstrados por eles.
“A capacidade para a música ou qualquer outra arte não está ligada ao aspecto físico ou mental do artista e, sim, à sua forma de expressar a criatividade”, afirma Luciano. Em 2004, eles conseguiram, mediante prova prática, aprovação e carteira da Ordem dos Músicos do Brasil. Naquele mesmo ano, começaram a gravar o disco "Coisas Belas da Vida". Hoje a banda é formada por Alexandre “Macarrão” (baixo), André Gustavo (trompete), Jéferson Alves (teclados), Joaquim Lins (percussão), Júlio Pires (percussão), Stive Marta (bateria), Marco França (guitarra), Niltinho Legal (voz ),Luciano Mendes (Violão).
O trabalho foi apresentado a alguns músicos brasileiros famosos, que, surpresos pelo talento dos participantes e pela beleza das composições, decidiram apoiá-los, inclusive com participação na gravação de várias faixas.




O lançamento do primeiro CD da Zaktar (Coisa Belas da Vida) aconteceu em setembro de 2007, no Clube Motonáutica, e teve a participação dos artistas Da Gama (Cidade Negra), Fauzi (Tribo de Jah), Bruno Gouveia e Carlos Coelho (Biquíni Cavadão), Edu Ribeiro e as bandas Natiruts e O Rappa. Em agosto de 2015, foi lançado o CD “Abra Sua Mente”, no Sesc Garagem.
Além de Brasília, a banda já se apresentou em Belém, São Paulo, Bauru, Goiânia, Rio de Janeiro, Curitiba, entre outras cidades do Brasil. A reação do público é sempre muito positiva.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...