sexta-feira, 24 de junho de 2016

Marquim do Tropa junta ação social e arte no “Show Talk” em Ceilândia


(Portal Metrópoles) Personagem da vida cultural de Ceilândia, o rapper Marquim do Tropa é reconhecido por onde passa. “Muita gente me para, buzina. ‘Você representa a gente!’, dizem. Isso é o meu maior orgulho”, descreve o músico.
Quase dois anos após o prêmio de melhor ator no Festival de Brasília pelo filme “Branco Sai, Preto Fica” (2014), ele lança um projeto que mistura arte e social. O “Show Talk” teve uma edição no último sábado (18/6) e volta a acontecer neste próximo (25/6).
Shows, futsal e corte de cabelo

A ideia partiu dele e de outros artistas do movimento hip-hop, como o DJ Marola, do grupo Voz Sem Medo, e do grupo Liberdade Condicional. O “Show Talk” tem suas origens iniciadas lá atrás, em 1998, quando o projeto acontecia em escolas públicas. Agora, o trabalho alcança a comunidade, com ações que vão de shows a torneio de futsal e corte de cabelo.

“Queremos levar cultura para dentro do gueto, lá onde não chega nada, nos lugares onde a situação é de risco”, conta Marquim. A próxima edição, em agosto, deve ser montada em Brazlândia, cidade do DJ Marola. Em setembro, o “Show Talk” será em Recanto das Emas ou Santa Maria.
Novos trabalhos: cinema e rap

Desde que o grupo de rap Tropa de Elite “estacionou” em 2006, como diz Marquim, o músico passou a se dedicar à carreira solo. Ainda em 2016 deve chegar seu novo trabalho, intitulado “Abduzido”. “O pessoal na rua me cobra muito. CD e filme novo”, ele brinca.

Presente nos dois longas de Adirley Queirós, “A Cidade É uma Só?” (2012) e “Branco Sai”, Marquim diz que o prêmio no festival deu mais visibilidade à carreira. “Antes, era só rap. Hoje é o Marquim ator”, diz.
Um de seus próximos filmes também carrega a assinatura de Queirós: “Era uma Vez Brasília”, que terminou de ser rodado em abril e deve circular por festivais antes de estrear.
“Show Talk”
Dia 25/6, das 9h às 17h, na QNM 22/24, em Ceilândia Norte (em frente ao CEF 16). Entrada franca.

 *Informações de Felipe Moraes / Portal Metrópoles
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...